Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Direitos Humanos
  3. Antecipando as eleições municipais, Venezuela acusa ataques imperialistas na Cúpula dos Povos Pela Paz

Antecipando as eleições municipais, Venezuela acusa ataques imperialistas na Cúpula dos Povos Pela Paz

Discursantes abordaram a criação de opções distintas ao capitalismo e enfatizaram a importância de apoiar a Palestina.

Por: Bianca Lemos

25/07/2025 14:49

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Assembleia dos Povos pela Paz ocorre na Venezuela e reúne delegados de 80 países para reiterar o apoio aos projetos populares e revolucionários em todo o mundo. Na manhã desta sexta-feira (25), as atividades concentraram-se em denunciar os ataques dos Estados Unidos contra países que propõem uma alternativa ao capitalismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvânia Gil, os ataques dos EUA prejudicaram o progresso e o desenvolvimento de diversas estruturas dos países da periferia do sistema capitalista. Ele afirma que, agora, é o momento não mais de resistência, mas de ofensiva das nações do Sul Global frente às medidas americanas.

Países que se diziam defensores dos Direitos Humanos impediram o acesso às vacinas durante a pandemia. Esses atos nos fortaleceram. Continuamos unidos e progredimos na construção da prosperidade em todas as áreas. Essa resistência nos possibilita oferecer nossos territórios e espaços a todos os povos do mundo para a luta pela paz e resistência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cúpula em Caracas ocorre em vésperas das eleições municipais no país. Para Gil, os convidados internacionais podem ver uma disputa que encerra um ano de processos eleitorais que foram atacados e descredibilizados pela direita venezuelana e internacional.

Os prefeitos são a primeira linha de atuação política clássica e estas eleições encerram um ciclo eleitoral clássico que tentou ser destruído pelas forças obscuras do imperialismo, do fascismo. Teremos a oportunidade de acompanhar este processo de uma das jornadas mais importantes da nossa revolução. Atravessamos vários tipos de ataques, disse o chanceler.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Desastre de Brumadinho: 10 anos sem responsáveis e impunidade das mineradoras no Brasil

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Catedral da Sé celebra ato inter-religioso em memória de Vladmir Herzog após 50 anos

Imagem do post relacionado, leia tambem!

E25 ‘Luto comum’: 50 anos do assassinato de Herzog marcam impunidade da ditadura e luta por justiça

Socorro Gomes, do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta dos Povos pela Paz, também participou da cúpula e destacou os governos da Venezuela, Cuba e Nicarágua na construção de projetos que representam uma nova dinâmica política e que resistem aos ataques dos Estados Unidos.

Segundo ela, a humanidade enfrenta uma ameaça global de guerra e o agravamento de crises decorrentes do capitalismo, bem como da necessidade de “despertar da consciência e de enfrentamento”. Ela declarou que é imprescindível a unidade entre os povos na luta “antifascista”.

Ela também afirmou que é preciso combater o genocídio na Palestina, que atualmente representa a manifestação mais clara do imperialismo americano.

A busca pela paz está relacionada à luta contra o imperialismo. Como não há paz com a opressão, com ataques e com o genocídio na Palestina. Estão assassinando e destruindo a humanidade. Por isso, é necessário a unidade antifascista e anti-imperialista, afirmou Gomes.

A ex-deputada abordou ainda as sanções impostas pela Casa Branca, que consolidaram seu poder com uma ofensiva contra os países do Sul Global e que, nas últimas décadas, se manifestou no uso do dólar como principal instrumento do imperialismo. Gomes reiterou que existe uma reconfiguração dos países na proposição de alternativas, porém isso intensifica a tensão com os países do centro do sistema capitalista.

Dario Camal, membro do Comitê Central da Organização da Juventude da Frente de Liberação de Moçambique (Frelimo), comentou sobre a relevância da articulação internacional e afirmou que os países do Sul possuem um histórico de luta que desenvolveu uma teoria revolucionária e um referencial de resistência significativo para o país.

Não admitiremos mais conflitos. O imperialismo pode possuir armas nucleares, porém nós contamos com a memória daqueles que morreram lutando por nossa liberdade.

A Palestina no foco

A defesa do povo palestino contra os ataques israelenses também foi tema dos discursos. Almaza Ahmed Maarouf é membro do Conselho Nacional Palestino e reiterou a importância de denunciar os ataques contínuos contra a Faixa de Gaza e a população palestina.

“Optamos pela resistência. A rendição não faz parte do nosso vocabulário. Não nos renderemos e a Palestina continuará lutando”, declarou.

O ministro Yvân Gil afirmou que a Venezuela tem servido como um local de articulação em prol da defesa dos povos palestinos. Ele ressaltou que o apoio ao Estado da Palestina integra a agenda das relações exteriores venezuelanas desde Hugo Chávez, e permanece uma prioridade sob a gestão de Nicolau Maduro.

É preciso defender e nos organizar para enfrentar os ataques sionistas. Isso é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e que respeite os povos contra o imperialismo dos EUA, concluiu.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
PalestinaSul GlobalVenezuela
Foto do Bianca Lemos

Autor(a):

Bianca Lemos

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Imagem do post

Finanças

Mega da Virada 2025: R$ 1 Bilhão em Jogo! Chance Única de Fazer o Brasil Ganhar!

19/12/2025 9:40 | 2 min de leitura

● Muschietti Revela: "It" Pode Ter 2ª Temporada, Mas Com Grandes Surpresas!

19/12/2025 11:27 | 1 min de leitura

● Túlio e Estela se beijam após crise! Revelação chocante em "Êta Mundo Melhor!"

19/12/2025 9:44 | 2 min de leitura

● Dita luta para retomar carreira em "Êta Mundo Melhor" enquanto romance de Larissa Manoela esquenta!

19/12/2025 11:29 | 3 min de leitura

● Alemanha expressa frustração com novo adiamento do acordo de livre comércio com o Mercosul

19/12/2025 10:53 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!