Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Alckmin defende a negociação imediata de tarifas e afirma que há pouca preocupação em relação às investigações dos Estados Unidos

Alckmin defende a negociação imediata de tarifas e afirma que há pouca preocupação em relação às investigações dos Estados Unidos

O vice-presidente afirmou que se trata do “sentimento geral”, com a participação de Lula, empresários brasileiros (dos setores industrial, do agronegóci…

Por: Lucas Almeida

16/07/2025 22:49

3 min de leitura

DF - EUA/TRUMP/TARIFAS/COMITÊ/REUNIÃO/ALCKMIN - POLÍTICA - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços   (MDIC), Geraldo Alckmin, fala após comandar a primeira reunião do comitê com o   setor produtivo para debater as tarifas de 50% anunciadas pelos Estados Unidos   contra o Brasil, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços   (MDIC), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça-feira, 15 de julho   de 2025. Alckmin classificou a decisão do governo americano como absolutamente   inadequada.   15/07/2025 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
DF - EUA/TRUMP/TARIFAS/COMITÊ/REUNIÃO/ALCKMIN - POLÍTICA - O vic...
▼

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou nesta quarta-feira (16) que o governo brasileiro almeja uma negociação urgente, ainda que não veja impedimento em prorrogar o início da vigência das tarifas para os Estados Unidos. As novas cobranças iniciarão a partir de 1º de agosto, conforme anúncio do presidente americano, Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alckmin afirmou que se busca negociação, sendo urgente, e que a resolução é esperada nos próximos dias, após reunião com o presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), Abraão Neto, na sede do MDIC. Ele complementou: “Se houver necessidade de prorrogar o prazo para o início das tarifas, não vejo problema”.

Ele afirma que se trata desse sentimento, abrangendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os empresários brasileiros (dos setores industrial, do agronegócio, de serviços e do comércio) e as empresas americanas. “Os Estados Unidos, o segundo maior superávit que possuem, é com o Brasil. Se cai o comércio, eles vão perder um dos poucos países com que possuem superávit. Então, não há lógica, por isso o esforço para resolver”, declarou ainda o vice-presidente.

Leia também:

Blog post image

Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

Blog post image

AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

Blog post image

Em 2024, o Allianz Parque obteve um faturamento de R$ 241 milhões

Investigação americana não é inédita.

Alckmin declarou que existe pouca preocupação do governo federal com as investigações divulgadas pelos Estados Unidos sobre a economia brasileira, incluindo o Pix. “Não é a primeira vez que isso é feito. Da outra vez explicamos e vamos explicar”, afirmou a jornalistas após a série de reuniões que teve com o setor produtivo durante esta quarta-feira (16).

O foco do Executivo, segundo Alckmin, segue sendo reverter as tarifas de 50% para exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. “O que temos que resolver é a questão tarifária. Ela não se justifica nesse patamar.” Sobre as questões alvo da investigação, o vice-presidente elencou respostas. Sobre o Pix, disse tratar-se de um meio de pagamento modelo e de sucesso. Quanto ao desmatamento, também alvo dos EUA, Alckmin afirmou que o País tem reduzido o problema com a meta de zerá-lo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tempo de processos para registrar patentes no Brasil, outra reclamação do governo de Donald Trump, tem sido reduzido, apontou o vice-presidente. “Registrar patente demorava sete anos. Caiu para quatro e deve cair para dois até o final do ano que vem.”

Comitê interministerial

O Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais foi formalizado pelo decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25). Inicialmente, o grupo terá como objetivo ouvir os setores empresariais para identificar as consequências do anúncio dos Estados Unidos, que incluem tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, a partir de 1º de agosto.

Na quarta-feira, ocorreram três reuniões com o setor produtivo para debater medidas contra as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos. Até o momento, a principal proposta do empresariado é buscar pelo menos mais 90 dias de negociação e evitar retaliações ao máximo. Representantes do setor agropecuário solicitaram cautela ao Executivo nas negociações e que as tratativas sejam concluídas até 31 de julho.

Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Carolina Ferreira

Fonte por: Jovem Pan

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alckmincomércio exteriorEstados UnidosPixtarifas
Foto do Lucas Almeida

Autor(a):

Lucas Almeida

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.

Imagem do post

Macroeconomia

B3 prevê movimentação de R$ 9 bilhões em plataformas de grandes volumes de ações em 2025

22/07/2025 16:13 | 1 min de leitura

● A condução do governo é nossa, mas é necessário que haja avanços, declara a liderança do MST ao defender a urgência da reforma agrária

22/07/2025 16:13 | 3 min de leitura

● Saladas nutritivas com alto teor de proteína para o intervalo da tarde

22/07/2025 16:11 | 2 min de leitura

● Mac DeMarco apresenta show exclusivo no Brasil

22/07/2025 15:50 | 1 min de leitura

● Embaixador dos EUA na China afirmou que um funcionário americano foi impedido de deixar o país

22/07/2025 15:49 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!