Agentes da PM e GCM são filmados agredindo ambulantes no Brás
Em gravações feitas por testemunhas, agentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e da Guarda Civil Municipal (GCM) aparecem agredindo e apontando armas para ambulantes na região do Brás, no centro de São Paulo, nesta terça-feira (16).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As cenas foram capturadas durante uma operação de combate ao comércio irregular, solicitada pela Subprefeitura da Mooca, que contou com o apoio da PM e da GCM.
As imagens mostram um dos policiais agredindo uma ambulante com um bastão, enquanto uma testemunha grita: “ela tá grávida! Vocês estão batendo em mulher grávida!”. Outros registros também mostram guardas municipais agredindo vendedores, embora eles não tenham sido flagrados nas mesmas imagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Prefeitura de São Paulo declarou que os ambulantes teriam hostilizado os guardas durante a apreensão das mercadorias, o que justificaria a intervenção. O órgão também mencionou que eventuais denúncias poderão ser investigadas pela Corregedoria.
Por sua vez, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que os materiais foram apreendidos e que não houve prisões, além de afirmar que irá analisar as imagens que circulam nas redes sociais.
