Agentes da PM e GCM são flagrados agredindo ambulantes no Brás, em São Paulo. Imagens mostram violência durante operação de combate ao comércio irregular.
Em gravações feitas por testemunhas, agentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e da Guarda Civil Municipal (GCM) aparecem agredindo e apontando armas para ambulantes na região do Brás, no centro de São Paulo, nesta terça-feira (16).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As cenas foram capturadas durante uma operação de combate ao comércio irregular, solicitada pela Subprefeitura da Mooca, que contou com o apoio da PM e da GCM.
As imagens mostram um dos policiais agredindo uma ambulante com um bastão, enquanto uma testemunha grita: “ela tá grávida! Vocês estão batendo em mulher grávida!”. Outros registros também mostram guardas municipais agredindo vendedores, embora eles não tenham sido flagrados nas mesmas imagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Prefeitura de São Paulo declarou que os ambulantes teriam hostilizado os guardas durante a apreensão das mercadorias, o que justificaria a intervenção. O órgão também mencionou que eventuais denúncias poderão ser investigadas pela Corregedoria.
Por sua vez, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que os materiais foram apreendidos e que não houve prisões, além de afirmar que irá analisar as imagens que circulam nas redes sociais.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.