O hacker Walter Delgatti Neto, condenado no STF, junto com Carla Zambelli, solicitou à Justiça a transferência para o regime semiaberto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pedido foi registrado nesta segunda-feira, 7, conforme noticiado pela CNN.
A solicitação foi apresentada ao Deecrim, órgão do TJ-SP. O hacker encontra-se detido em Tremembé, interior de São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
Delgatti recebeu sentença de oito anos e três meses de prisão, no regime inicial fechado, e multa de 480 salários mínimos. Adicionalmente, ele e Zambelli devem pagar R$ 2 milhões por danos morais coletivos.
A defesa argumenta que a solicitação de progressão de regime prisional foi embasada no fato de que o hacker já cumpriu mais de 20% da pena, correspondendo a dois anos. Além disso, alega que o condenado exibe “bom comportamento carcerário” e demonstra “compromisso com o processo de readaptação e ressocialização”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Delgatti permanece preso desde junho de 2023, após não obedecer às restrições determinadas pela Justiça. A sentença que garantiu a prisão e a execução da pena para ele e para Zambelli foi definida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, em 6 de junho do ano corrente.
Delgatti ganhou notoriedade em todo o país por ter invadido telefones de autoridades envolvidas na Operação Lava Jato.
Condenação com Zambelli
Delgatti e Zambelli foram condenados pelo STF em maio deste ano pelos crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e inserção de dados falsos no sistema do CNJ. Carla Zambelli também foi condenada a perder o mandato parlamentar.
Zambelli está na Itália e há mais de um mês foragida da Justiça brasileira. Seu nome consta na lista de Difusão Vermelha da Interpol, a rede internacional de polícia, e um pedido de extradição está em tramitação.
Fonte por: CNN Brasil