Advogado aciona PGR contra governador por apoio a Bolsonaro
O deputado denuncia que o governador de São Paulo tentou envolver ministros do STF para facilitar a viagem de um ex-presidente aos EUA para tratar com T…

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) apresentou uma representação na PGR (Procuradoria Geral da República) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ocorrência ocorreu na sexta-feira (11.jul.2025) e solicita investigação sobre suposta tentativa do governador de facilitar a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do Brasil ao solicitar a liberação do passaporte dele a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). A CNN, nessa sexta-feira (11.jul), Tarcísio negou que tenha ido ao Supremo com este objetivo: “Não houve isso”, disse.
O deputado federal fundamenta o pedido no crime de favorecimento pessoal – configurado pela tentativa de auxiliar alguém a escapar da Justiça. A representação foi motivada por publicações na imprensa que indicam que Tarcísio teria contactado integrantes do STF para pedir a devolução do documento de viagem de Bolsonaro.
Leia também:

Influenciador digital terá que interromper atividades após declarações consideradas ofensivas à ex-primeira-dama

A França defende que a União Europeia esteja pronta para responder com medidas tarifárias às tarifas impostas pelos Estados Unidos

Irã informará que colaborará com a Agência de Inspeção da ONU em um novo esquema
São Paulo é o estado que mais sofre com a taxa do Trump. E o que Tarcísio de Freitas fez sobre isso? Ligou para os ministros do STF pedindo que libertassem Bolsonaro para viajar aos EUA e “negociar a pacificação”.
Em sua representação à PGR, Boulos argumenta que a atuação de Tarcísio configuraria uma tentativa de afastar o ex-presidente e réu Jair Bolsonaro da jurisdição patrias do Supremo Tribunal Federal, impedindo a aplicação da lei penal. A informação é da CNN Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governador de São Paulo propôs que o ex-presidente viajasse aos EUA para negociar diretamente com Donald Trump sobre as tarifas de 50% aplicadas aos produtos brasileiros, que começam a vigorar em 1º de agosto.
Bolsonaro não possui passaporte desde fevereiro de 2024, data em que o documento foi apreendido em operação da Polícia Federal. Ele é réu em ação penal no STF que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado em 2022.
A Power360 contatou a assessoria do deputado Guilherme Boulos por meio de mensagem e o governo de São Paulo e a PGR por e-mail para verificar se desejavam se pronunciar sobre a ação contra Tarcísio. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.