Os programas de mestrado, doutorado e doutorado direto começarão em 2026.
A Fuvest divulgou as datas do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo) para os cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto em Psicologia Clínica, com ingresso no ano letivo de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O período de inscrição começará a partir das 12h do dia 20 de agosto até as 12h de 22 de agosto, exclusivamente no site da Fuvest. O valor da taxa é de R$ 219.
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da USP visa capacitar profissionais aptos a atuarem em programas de pós-graduação e em centros de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior.
Serão disponibilizadas 54 vagas para os cursos de mestrado/doutorado/doutorado direto, na modalidade de ampla concorrência, e mais 15 vagas para mestrado/doutorado/doutorado e direto, na modalidade de ações afirmativas. As oportunidades serão distribuídas em três áreas de pesquisa: Psicanálise, Sofrimento e Política; Psicanálise, Intersubjetividade e Configurações Vinculares; e Intervenções Clínicas em Saúde Mental: Diagnóstico, Ação terapêutica e Prevenção.
Todos os candidatos precisam comprovar a proficiência em língua estrangeira. Os candidatos a mestrado necessitam comprovar proficiência em inglês. Já os candidatos a doutorado e doutorado direto, também em inglês e em um segundo idioma, que pode ser francês, espanhol, italiano ou alemão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a fase de avaliação de idiomas, o processo seletivo será composto por cinco etapas eliminatórias:
As informações sobre cada fase estão disponíveis no edital do processo seletivo. O resultado final dos selecionados será publicado em 15 de dezembro, a partir das 12h.
Escolas do Reino Unido implementarão aulas obrigatórias sobre combate à misoginia a partir de 2026.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.