A polícia federal detém seis dos 14 suspeitos identificados em operação contra o PCC; investigação aponta possível divulgação de informações

A operação desmantelou uma rede de fraudes e lavagem de dinheiro ligada à organização criminosa.

28/08/2025 17:59

1 min de leitura

A polícia federal detém seis dos 14 suspeitos identificados em operação contra o PCC; investigação aponta possível divulgação de informações
(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Federal obteve sucesso em prender apenas seis dos 14 mandados de prisão determinados na operação Carbono Oculto, iniciada na quinta-feira, 28. A operação desmantelou uma organização criminosa que envolvia fraudes e lavagem de dinheiro no mercado de combustíveis, relacionada ao Primeiro Comando da Capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais alvos foram alcançados:

Para o chefe da PF, Andrei Passos, essa contagem “abaixo” de mandados cumpridos não reflete uma estatística natural das operações conduzidas pela corporação. Está sendo investigada a possibilidade de um vazamento de informações sobre a megaoperação, que também envolveu a participação do Ministério Público de São Paulo e da Receita Federal.

Leia também:

A equipe responsável pela notificação irá reportar o fato em nossa base e, caso haja indícios, como você sugere, de vazamento, naturalmente investigaremos e trabalharemos para evitar que isso ocorra em nossas investigações e com nossos parceiros também, declarou Andrei após questionamento de jornalistas.

Oito prisões estão pendentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O esquema da Carbono Oculto visava a lavagem de dinheiro do PCC através de postos de combustíveis. Os valores ilícitos eram inseridos no sistema financeiro por meio de fintechs e, posteriormente, o dinheiro era reinvestido em negócios e propriedades por meio de fundos de investimento. Uma parte dos mandatos foi executada em instituições da Avenida Faria Lima, em São Paulo, que concentra o mercado financeiro do país. As investigações revelam movimentações de mais de 52 bilhões de reais em quatro anos.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)