A Peste Negra ressurgente é detectada nos EUA após mordida de inseto de 3 mm

Febre Amarela ressurgente nos EUA; caso incomum detectado em Lake Tahoe demanda cautela. Informe-se sobre sinais, medidas preventivas e ações a serem to…

22/08/2025 15:06

2 min de leitura

A Peste Negra ressurgente é detectada nos EUA após mordida de inseto de 3 mm
(Imagem de reprodução da internet).

Em 21 de agosto de 2025, foi confirmado um caso raro de Peste Bubônica em South Lake Tahoe, Califórnia. A infecção se originou após contato com uma pulga infectada durante uma atividade de camping.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Infecção antiga, alerta vigente.

De acordo com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia, o paciente está recebendo tratamento ambulatorial e em processo de recuperação.

A suspeita é que a transmissão tenha ocorrido através de pulgas infectadas, frequentes em roedores selvagens, como esquilos. Animais de estimação podem disseminar parasitas para o ambiente doméstico e elevar o risco de contaminação.

Leia também:

Adicionalmente, a Organização Mundial da Saúde aponta que os Estados Unidos apresentam, em média, sete casos anuais de Peste Negra.

De 2021 a 2024, 41 roedores demonstraram evidências de exposição; em 2025, já foram quatro na área da Bacia de Tahoe, confirmando a propagação contínua da bactéria Yersinia pestis – responsável pela doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sinais e tratamento imediato

Os sintomas costumam surgir em até duas semanas, com febre, calafrios, náuseas, fraqueza e linfonodos inchados. Se não tratada, a doença pode progredir para formas mais sérias, como a peste pulmonar ou a septicêmica. No entanto, o tratamento com antibióticos – particularmente quando iniciado precocemente – apresenta alta eficácia.

Prevenção simples e eficaz.

As autoridades de saúde alertam que regiões com roedores selvagens necessitam de atenção redobrada. Sugere-se o emprego de repelente individual e contra pulgas para animais domésticos, sobretudo em atividades de camping ou em locais próximos a matas e áreas rurais.

Contexto histórico e atual

A Peste Negra, famosa por causar grandes perdas na Idade Média, é hoje rara devido aos avanços na higiene e no tratamento. Contudo, persiste endêmica em áreas específicas dos EUA, como a Califórnia, onde surgem casos esporadicamente. Em 2015, foram detectadas duas infecções no Parque Yosemite; em 2024, casos foram registrados no Colorado e, em 2025, no Arizona – este último em sua forma pulmonar, mais grave.

Para obter informações atualizadas sobre saúde pública, acesse o portal FDR.E. Para saber mais sobre a peste bubônica e recomendações dos Centros de Controle de Doenças, consulte o site do CDC.

Fonte por: FDR

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)