Sistema automatizado de escalas será baseado em informações fornecidas por árbitros e especialistas. Leia no Poder Sports MKT.
A RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) anunciou na segunda-feira (21.jul.2025) que empregará inteligência artificial (IA) para avaliar árbitros em jogos da primeira divisão do campeonato espanhol, a LaLiga. O novo sistema foi divulgado em Madri, durante o lançamento do organograma do CTA (Comitê Técnico de Arbitragem).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sistema será abastecido por um grupo composto por 3 ex-árbitros, o ex-jogador Álvaro Negredo, um representante do Sevilla e um ex-treinador ainda a ser indicado. Eles fornecerão dados para Chema Alonso, especialista em IA do CTA, que coordenará o desenvolvimento da ferramenta.
A iniciativa surge em resposta à necessidade de maior transparência nos critérios de arbitragem. Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid têm trocado acusações sobre interferência externa nas decisões dos árbitros.
O CTA não comunicou a data de início das operações da IA nem os critérios precisos que serão utilizados na sua designação. A federação também está considerando a expansão do uso da tecnologia para outras decisões da temporada.
A expectativa da Rfef é que a tecnologia auxilie na recuperação da confiança dos clubes e do público ao tornar o processo de avaliação mais técnico e imparcial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.