A IFBA lança inscrições para 603 vagas em cursos de graduação gratuitos
Processo seletivo para ingresso em cursos com início no segundo semestre avaliará as notas do Enem dos últimos cinco anos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulga que as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado 2025.2, referente a cursos de graduação presenciais, estão abertas até o dia 22 de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições são gratuitas, conduzidas exclusivamente por meio de sistema online, e os candidatos podem selecionar até duas modalidades de curso para o mesmo campus e modalidade de oferta, quando disponível.
São oferecidas 603 vagas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, com modalidades de turno matutino, vespertino e noturno, distribuídas em 12 campi nos municípios de Barreiras, Camaçari, Irecê, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Valença.
Leia também:

Edu Guedes declara: “Em breve juntos” após diagnóstico de câncer da filha

O presidente Biden afirmou ter autorizado todos os atos de clemência realizados durante seu governo

Ministério da Educação lança normas para a oferta de cursos de Ensino Superior a distância
Disponibilizam-se bacharelados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia Mecânica; licenciaturas em Matemática, Química e Computação; além de cursos de tecnólogo em Jogos Digitais, Produção Multimídia, Manutenção Industrial e Agroindústria.
O catálogo completo de cursos oferecidos pelos 12 campi e as informações sobre as vagas disponíveis encontram-se no portal do IFBA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As notas do Enem são utilizadas para classificar os candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio, determinando o acesso ao ensino superior.
O Processo Seletivo Simplificado 2025.2 destina-se a candidatos que, até a data de início do curso no IFBA, tenham finalizado o Ensino Médio. A seleção levará em conta o desempenho das notas de uma das versões anteriores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos últimos cinco anos.
De acordo com o edital, a IFBA implementa a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas (60%), levando em conta as subdivisões dessas vagas por faixa de renda, para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, e pessoas com deficiência (5%) e quilombolas (2,8%).
A divulgação do resultado está prevista para 1º de agosto, juntamente com a publicação do documento orientador e a convocação para as bancas de avaliação, todos os eventos a partir da mesma data.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.