A filiação do União Brasil ao bolsonarismo pode levar à nomeação de ministro para a pasta de Comunicações
Michelle Bolsonaro garantiu o apoio do PL a Efraim Filho na Paraíba. O senador afirmou que cederia indicações de cargos, mas Alcolumbre deseja manter Fr…

Com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o apoio oficial do Partido Liberal, sua pré-candidatura ao governo da Paraíba na sexta-feira 25, o senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado, anunciou publicamente que entregará os cargos indicados por ele no governo Lula (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nomeação pode questionar a permanência de Frederico Siqueira no Ministério das Comunicações – trata-se de uma indicação da União para substituir Pedro Lucas (União-MA), o “quase ministro”.
A filiação do União Brasil ao bolsonarismo intensificou-se na última sexta-feira, em João Pessoa, com um discurso marcante da esposa de Jair Bolsonaro (PL).
Leia também:

A extradição de Carla Zambelli seria justa?

Governadores solicitam o congelamento dos aumentos nos preços de veículos elétricos

Ministério acusa ex-ajudante de Bolsonaro de crimes contra a União
A Paraíba terá uma nova história com Efraim e Marcelo Queiroga no governo estadual e no Senado. Michelle afirmou que é necessário contar com homens que compreendam que a política é uma ferramenta de transformação. O evento também contou com a presença do ex-ministro da Saúde, pré-candidato ao Senado pelo PL da Paraíba.
A saída do União do governo
Após o evento, Efraim declarou a rádios locais que todos os cargos indicados por ele ao governo federal estão à disposição. Foi específico ao se referir a postos na Codevasf e nos Correios da Paraíba. “São cargos técnicos, não são políticos. O mesmo governo que nomeia é o mesmo que exonera.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão local, contudo, pode se estender a Brasília, considerando que o movimento do União Brasil influencia o Ministério das Comunicações. O partido já determinou que restituirá cargos do segundo escalão ao presidente Lula (PT) e estaria disposto a “sacrificar” até mesmo Frederico Siqueira.
Isto porque a iniciativa é promovida por Ciro Nogueira, senador pelo Piauí e presidente do PP, principal apoiador da União Progressista, partido aliado à União Brasil. O ex-ministro de Bolsonaro tem ambições para 2026 e pretende que o grupo abandone o cargo.
Alcolumbre?
A saída definitiva do União do governo, com a demissão de Fred Siqueira, encontra-se à disposição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O senador, cujas demandas foram solucionadas por Lula, já sinalizou que permanecerá com o governo até o final.
A nomeação de Siqueira para o Ministério das Comunicações, após a saída de Juscelino Filho (União), foi proposta por Alcolumbre, que enfrentou dificuldades para indicar um político e foi solicitado a escolher uma figura de perfil técnico.
Ciro Nogueira precisaria, então, tratar com Alcolumbre antes de confirmar a saída de Siqueira.
O ministro das Comunicações planeja, para o corrente ano, encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta que aborda as redes sociais e a Inteligência Artificial. A iniciativa é uma das principais estratégias de Lula em resposta ao conflito diplomático com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à influência das grandes empresas de tecnologia.
Sabino e Fufuca
Os ministros do Esporte, André Fufuca (PP), e do Turismo, Celso Sabino (União), não entram em conflito. A articulação que os levou à Esplanada dos Ministérios é anterior à gestão de Antônio Rueda no União Brasil e no União Progressista. Dessa forma, os acordos devem permanecer em vigor — embora a vontade de Ciro Nogueira de concretizar o fim de suas gestões antes do prazo de descompatibilização, em abril de 2026.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)