A diarreia é uma das principais causas de óbito infantil, afirma médico a Kalil

A saúde infantil é o assunto tratado em “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista”, no sábado (13), às 19h30, na CNN Brasil.

12/09/2025 14:53

1 min de leitura

A diarreia é uma das principais causas de óbito infantil, afirma médico a Kalil
(Imagem de reprodução da internet).

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil obteve progresso na diminuição da mortalidade infantil: entre 2000 e 2023, houve uma queda de 28,1 para 12,5 óbitos por mil nascidos vivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, persistem desafios a serem superados, como o combate à diarreia e às doenças respiratórias, que representam, atualmente, duas das principais causas de morte infantil no país, conforme apontam especialistas participantes do programa “CNN Sinais Vitais” – Dr. Kalil Entrevista, realizado no sábado (13).

O programa aborda o tema da “saúde infantil”. O especialista visita o Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e dialoga com Clovis Artur Almeida da Silva, docente do Departamento de Pediatria da FMUSP, e com Werther Brunow de Carvalho, responsável pela UTI neonatal da mesma instituição.

Leia também:

Carvalho enfatiza, durante a entrevista, que a amamentação é uma das principais maneiras de prevenir doenças e a mortalidade infantil, especialmente em recém-nascidos. O leite materno auxilia na prevenção de infecções, além de proporcionar benefícios à saúde da mãe.

Especialistas debatem o negacionismo em relação às vacinas, um problema global que contribui para o reaparecimento de doenças, como o sarampo. Segundo Silva, o Brasil conta com “um dos melhores programas nacionais de vacinação”, disponibilizando imunização gratuitamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carvalho ressalta que a vacinação é um “ato de amor” dos pais em relação aos seus filhos.

O programa ainda inclui o fato de que “10 a 15% das crianças e adolescentes do Brasil apresentam alguma doença crônica”, o que exige atenção especializada e maior cuidado.

A transmissão do programa “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” está marcada para o sábado, 13 de setembro, às 19h30, na CNN Brasil.

Estudo aponta que alterações climáticas elevarão fatalidades decorrentes de diarreia em crianças.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.