A decisão judicial envolvendo Bolsonaro representa uma oportunidade para responsabilizar militares, afirma deputado
O deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) esteve presente no início do julgamento de oito réus acusados de crimes contra a democracia.
O deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) afirmou, na terça-feira (2), que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus do núcleo crucial da trama golpista no país é a “chance histórica de responsabilizar militares e ex-presidente”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamentar declarou, ainda, que tem a intenção de comparecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) em todas as sessões do julgamento da Ação Penal 2668.
É um dia histórico para o nosso país. País marcado pela impunidade. Até hoje não responsabilizamos aqueles que organizaram a ditadura militar. Outros países da América Latina responsabilizaram os torturados como forma de proteção da democracia. O Brasil não fez isso, declarou Vieira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamentar recorda que integrou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre o 8 de janeiro.
Tive acesso a documentos e constatei que, de fato, ocorreu uma tentativa de golpe de Estado no país. Não se trata de sensacionalismo, nem de exagero. É um fato.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Henrique Vieira espera que Bolsonaro seja condenado.
O parlamentar ressalta que a oposição não aguardará o veredito judicial para tratar do projeto de anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Eles buscam a anistia desde o início, é uma confissão de culpa.
O processo judicial.
O Supremo Tribunal Federal iniciou nesta terça-feira o julgamento do denominado “núcleo 1”, que também conta com sessões extraordinárias marcadas para os dias 3, 9, 10 e 12 de setembro.
Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, compõem este núcleo outras sete pessoas:
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












