A chuva de meteoros Perseidas atinge seu ápice nesta semana; saiba mais

O fenômeno pode ser observado em quase todo o Brasil, próximo à constelação de Perseu.

11/08/2025 6:04

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A chuva de meteoros Perseidas atinge o ápice na madrugada de terça-feira (12), porém já é visível no céu noturno ao longo deste fim de semana. O fenômeno pode ser observado em quase todo o Brasil, com exceção do sul do Rio Grande do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A chuva de meteoros se manifesta quando a Terra atravessa uma área com alta concentração de destroços de cometas. O impacto com a atmosfera em alta velocidade causa a combustão desses fragmentos, gerando um rastro brilhante que constitui as “estrelas cadentes”.

As Perseidas ocorrem anualmente nesta mesma época, consistindo em fragmentos do cometa Swift-Tuttle. Recebem esse nome em referência à constelação de Perseu, onde o fenômeno pode ser observado no céu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como observar a chuva de meteoros Perseidas?

A chuva de meteoros se manifestará próximo à constelação de Perseu, que estará visível perto do horizonte, na direção norte, antes do nascer do sol. O período ideal para a observação é entre as 4h e 5h.

A atividade de meteoros poderá ser observada nos dias que antecedem e sucedem ao pico, que ocorre na segunda-feira (12).

Leia também:

Dicas para observar uma chuva de meteoros

Explore aplicativos de astronomia para identificar e monitorar eventos astronômicos no céu noturno.

Fósil de peixe com dentes peludos descoberto no Grand Canyon.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.