A Casa Branca acompanha com atenção a cúpula do BRICS
O porta-voz da Presidência dos EUA afirmou que o republicano evitará que os países do bloco “prejudiquem os interesses dos EUA”.

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta segunda-feira (7.jul.2025) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), está acompanhando de perto a cúpula do Brics no Rio. A razão, segundo a porta-voz, é que o republicano acredita que os países do bloco estão tentando “minar os interesses dos EUA”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A principal responsabilidade do presidente [Trump] é colocar os interesses dos Estados Unidos em 1º lugar. É assim que ele vê seu trabalho como presidente. Portanto, ele assegurará que os EUA sejam tratados de forma justa no cenário mundial e tomará todas as medidas necessárias para impedir que os países tirem vantagem dos Estados Unidos e do nosso povo, disse Leavitt a jornalistas na Casa Branca.
Naquele domingo (6 de julho), durante o primeiro dia da cúpula do BRICS, Trump afirmou em suas redes sociais que países que se alinharem às políticas antiamericanas do bloco teriam suas exportações para os EUA taxadas em 10% adicionais. O republicano declarou que não haveria exceções.
Leia também:

Rui Costa afirma que Tarcísio demonstra maior atenção a Trump do que aos empresários

A UFC solicitou a um dos principais adversários de Charles do Bronx que avalie o desempenho do campeão

Executivo eleva o orçamento destinado a emendas parlamentares, que agora alcança R$ 6,3 bilhões
A publicação ocorreu após o grupo de economias emergentes emitir uma declaração conjunta, afirmando que cada país tem o direito de definir seus próprios parâmetros regulatórios sobre inteligência artificial.
Na conclusão da cúpula, os participantes ainda condenaram a imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional e os ataques de EUA e Israel ao Irã. Em ambas as ocasiões, o país de Trump não foi mencionado. Trata-se de um sinal de que os países do Brics evitaram citar o presidente norteamericano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não é a primeira vez que Trump ameaça o bloco. Em pelo menos 2 momentos de 2025, em janeiro e em fevereiro, o norte-americano falou em taxar em 100% os países do Brics se o grupo criasse uma moeda alternativa ao dólar.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.