Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Política
  3. A Câmara dos Deputados publicou a licença da deputada Carla Zambelli, afirmando que o pedido de afastamento chegou antes da ordem do Supremo Tribunal Federal

A Câmara dos Deputados publicou a licença da deputada Carla Zambelli, afirmando que o pedido de afastamento chegou antes da ordem do Supremo Tribunal Federal

Zambelli cessa de receber seus salários como membro do parlamento; o deputado Coronel Tadeu (PL-SP) assume sua posição.

Por: Lara Campos

05/06/2025 20:54

3 min de leitura

SP - CARLA ZAMBELLI/STF/CNJ/INVASÃO/PRISÃO/CONDENAÇÃO - POLÍTICA - A deputada federal Carla Zambelli (PL-  SP) participa uma coletiva de imprensa   na sede de seu partido no bairro de   Moema, na zona sul da cidade de São   Paulo, na tarde desta quinta-feira, 15   de maio de 2025, na presença do   advogado Daniel Bialski. Por   unanimidade, a Primeira Turma do   Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu   nesta quarta-feira, 14, condenar a   parlamentar a dez anos de prisão por   coordenar invasão aos sistemas do   Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em   2023. Zambelli deve iniciar o   cumprimento da reclusão em regime   fechado, estabeleceram os ministros.   Pela Lei da Ficha Limpa, ela também   fica inelegível e não pode concorrer em   eleições por oito anos.   15/05/2025 - Foto: NINO CIRENZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
SP - CARLA ZAMBELLI/STF/CNJ/INVASÃO/PRISÃO/CONDENAÇÃO - POLÍTICA...
▼

A Câmara dos Deputados publicou nesta quinta-feira (5) a licença da parlamentar Carla Zambelli (PL-SP). Ela deixará de receber seus vencimentos como parlamentar. Em seu lugar assume o deputado Coronel Tadeu (PL-SP). A Casa informou que o pedido de licença de Zambelli foi feito antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinava o bloqueio dos vencimentos da parlamentar, que se encontra fora do país e em situação de foragida da Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão do STF sobre o caso parlamentar foi divulgada na quarta-feira (4) e a execução do bloqueio de valores previsto nela foi determinada pela Presidência. A Câmara não foi informada sobre os demais itens da decisão, razão pela qual não há outras medidas a serem adotadas neste momento.

Na quarta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), que bloqueasse o pagamento do salário da deputada e suspendesse todos os repasses de recursos para seu gabinete.

Leia também:

Blog post image

Partidos manifestam repúdio à ação dos EUA contra ministros do STF

Blog post image

Qual o motivo de Eduardo não ter perdido o mandato parlamentar se tivesse se tornado secretário estadual

Blog post image

Em 2025, o Rio Grande do Sul acumulou R$ 7 bilhões em incentivos fiscais destinados à iniciativa privada

Segundo o ofício direcionado a Hugo Motta, Moraes solicitou o bloqueio do salário de Zambelli para quitar a multa de R$2 milhões determinada pelo Supremo Tribunal Federal após a condenação da deputada por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. A decisão determina o “bloqueio dos vencimentos e quaisquer outras verbas [… ] pagos pela Câmara dos Deputados, com o objetivo de pagar integralmente a multa aplicada”. No entanto, como Zambelli encontra-se atualmente licenciada, não há recursos disponíveis para serem bloqueados.

Ademais da paralisação do salário e das verbas da Câmara, Moraes solicitou urgentemente ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o bloqueio de todos os bens, contas, cartões e investimentos de Carla Zambelli, incluindo salários, verbas de gabinete, transferências e Pix. A solicitação foi incluída junto à decisão judicial que decretou a prisão preventiva de Zambelli, além do bloqueio de seu passaporte, suspensão de suas redes sociais e inclusão na lista vermelha da Interpol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O STF instaurou um inquérito contra Carla Zambelli para apurar supostos crimes de obstrução no curso do processo e obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa. A assessoria de Zambelli não se manifestou sobre o caso. A deputada segue sem defesa nos autos, desde que seu advogado alegou motivos pessoais e deixou sua defesa. Moraes determinou agora que a Defensoria Pública da União (DPU) represente a parlamentar.

O documento assinado pelo ministro se baseou no anúncio da deputada de que abandonou o Brasil sem intenção de retornar. A decisão judicial, que no mês passado a condenou a 10 anos de prisão pelo ataque hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, motivou o despacho.

Moraes pediu à Polícia Federal que investigue Zambelli sobre os crimes em questão no prazo máximo de 10 dias, e que as declarações possam ser apresentadas por escrito, considerando que ela se encontra fora do país. O ministro também ordenou que o conteúdo das redes sociais, que foram desativadas nesta quarta-feira, seja mantido pela PF.

O ministro do STF também solicitou ao Banco Central que forneça informações detalhadas sobre todos os Pix recebidos pela deputada nos últimos 30 dias. A parlamentar estava promovendo doações aos seguidores, divulgando seus dados bancários na descrição dos perfis, alegando que o dinheiro seria destinado ao pagamento de multas impostas pela Justiça.

Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Carolina Ferreira

Fonte por: Jovem Pan

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
bloqueio de bensbloqueio de salárioCarla ZambelliPixSTFSupremo Tribunal Federal
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Música

Ozzy Osbourne divulgou qual frase preferia constar em seu túmulo

23/07/2025 11:23 | 1 min de leitura

● O prazo para apresentação de recursos de atendimento especializado é até o dia 25

23/07/2025 11:21 | 1 min de leitura

● 7 sinais de que seus produtos capilares estão fazendo mal à saúde

23/07/2025 11:11 | 3 min de leitura

● Acidente envolvendo trem e ônibus em Curitiba deixa 11 pessoas feridas

23/07/2025 11:09 | 1 min de leitura

● Tribunal julga improcedente recurso da Maersk contra o edital do STS-10

23/07/2025 11:07 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!