A beleza e os cuidados pessoais impulsionam o uso de cupons no Brasil, revela estudo

A categoria gerou 23% dos vales-presente concedidos; os consumidores obtiveram economia de R$ 6 milhões no início de 2025.

03/09/2025 10:06

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A beleza e os cuidados pessoais impulsionam o uso de cupons no Brasil, revela estudo
(Imagem de reprodução da internet).

O segmento de Beleza e Cuidados Pessoais foi o que mais utilizou cupons de desconto no Brasil no último ano, conforme dados da Cuponation, plataforma agregadora de vouchers. Houve mais de 5 mil cupons oferecidos, correspondendo a 23% do total, superior a Lojas de Departamentos (16%), Moda (14%), Moda Esportiva (9%) e Casa e Jardim (8%).

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Apenas nos primeiros meses de 2025, mais de 5 milhões de cupons foram utilizados no país, gerando uma economia direta de R$ 6 milhões aos consumidores. O dado evidencia a relevância da ferramenta para o comércio eletrônico, que tem buscado fidelizar clientes e incentivar a experimentação de novos produtos.

Expansão do mercado

A liderança do setor de beleza acompanha uma movimentação global. As estimativas da Statista indicam que o mercado mundial de Beauty & Personal Care deve atingir mais de US$ 646 bilhões em 2025, com uma taxa de crescimento anual de 3,37% até 2030.

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Na América Latina, a projeção é ainda mais significativa. A Redirection International planeja uma expansão média de 7,2% ao ano, com uma receita de US$ 40 bilhões até 2027. O país já se encontra na quarta posição entre os maiores mercados consumidores globais, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Abihpec).

Estratégias promocionais

Beleza e Cuidados Pessoais, juntamente com Moda, são dos setores que mais investem em campanhas promocionais com cupons, principalmente em datas como 11.11, Dia das Mães, Black Friday e Semana do Consumidor.

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Maria Fernanda Antunes Junqueira, cofundadora e diretora da Atolls na América Latina, holding do Cuponation, acredita que os consumidores percebem os cupons como algo além de uma simples diminuição de preço. “Essa ferramenta se transformou em um pilar para a fidelização, possibilitando que o público redescubra seus produtos preferidos e também experimente novas tendências e marcas”, afirmou.

Além das promoções, as empresas têm expandido os benefícios das campanhas, disponibilizando frete gratuito, conjuntos promocionais e programas de cashback. Essas ações intensificam o envolvimento em períodos de grande procura e fortalecem o setor de beleza como o mais dinâmico no uso de cupons no Brasil.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.