A disputa em overclocking entre a ROG Astral RTX 5090 e a 5090D HOF Edition está intensa.
A ASUS anunciou hoje, dia 30, que sua ROG Astral RTX 5090 OC alcançou o recorde mundial de pontuação no teste Port Royal da 3DMark. O overclocker profissional Splave conseguiu registrar a pontuação de 47.375, conquistando o primeiro lugar no ranking do HWBot.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como era esperado, Splave utilizou nitrogênio líquido para elevar a ROG Astral RTX 5090 OC a níveis de clock normalmente não suportados pela placa. Infelizmente, o overclocker não divulgou a frequência exata que a placa atingiu em seu teste. Vale ressaltar que, em condições menos extremas de overclock, este modelo alcança a faixa dos 3GHz.
Os resultados do Port Royal indicam, além da pontuação, uma contagem de 219,33 fps, que também é o maior número alcançado no teste. Os 47.375 pontos obtidos por Splave são mais de 30% superiores à média de 36.000 que a 5090 normalmente apresenta no teste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhando a GPU, o restante do sistema do overclocker era equipado com um Intel Core i9-14900KS e 32GB de RAM DDR5 Trident Z5, da G.Skill. Não foi informada a placa-mãe utilizada.
A ASUS demonstrou que sua ROG Astral é uma forte concorrente para o domínio da RTX 5090D HOF Edition, que por muito tempo detinha os recordes de desempenho em situações de overclock extremo.
Embora seja uma versão reduzida da RTX 5090 original, a RTX 5090 da Galax oferece versatilidade para overclocker, pois inclui duas conexões de 16 pinos para energia, o que possibilita aumentar significativamente o seu clock.
Atualmente, observamos o modelo da ASUS competindo com a 5090D. O recorde anterior era da HOF Edition, com 47.196 pontos, mas a ROG Astral conseguiu superá-lo com apenas 179 pontos de diferença. Desta forma, é provável que Splave não consiga manter sua posição no topo do HWBot por muito tempo.
Via: WCCFTech
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.