A AMD possui um plano detalhado de microchips destinados à plataforma Xbox
O diretor executivo da AMD anunciou a intenção de desenvolver processadores adequados para a nuvem, computadores pessoais e dispositivos móveis. Isso pode alterar o panorama dos jogos.

A AMD assegurou que está desenvolvendo uma gama completa de processadores sob medida para jogos , em parceria com a Microsoft. A informação foi revelada pela diretora executiva Lisa Su após o anúncio oficial da Microsoft sobre o desenvolvimento do próximo console Xbox .
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A colaboração, que remonta aos tempos do Xbox 360, expande-se agora com a produção de chips destinados não apenas a consoles, mas também a dispositivos portáteis, computadores pessoais e servidores na nuvem.
A sugestão é ampliar o sistema com soluções utilizando as arquiteturas Ryzen (processador) e Radeon (placa de vídeo), abrangendo tecnologias adequadas para inteligência artificial e modelos de melhoria de imagem para renderização.
Leia também:

A AMD anuncia o Ryzen 5 9600X3D em atualização do SI Driver para a Radeon AI PRO R9700

GPUs AMD de próxima geração terão suporte a HDMI 2.2 com taxa de transferência de até 80Gbps [RUMOR]

Atualização AGESA 1.2.0.3e para placas AMD corrige vulnerabilidade de segurança no TPM
A nova estratégia da AMD, em contraste com o desenvolvimento de chips personalizados para consoles, antecipa uma abordagem mais abrangente e contínua, oferecendo soluções integradas para diversas plataformas. O objetivo principal é construir um ecossistema de APUs (chips que unem CPU e GPU) adaptadas a diferentes aplicações.
Adicionalmente, a nuvem desempenhará um papel fundamental nesse cenário. Busca-se aprimorar consideravelmente o desempenho da infraestrutura de streaming do Xbox Game Pass, que ainda apresenta desvantagens em relação a concorrentes como o GeForce NOW, da NVIDIA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com chips exclusivos para servidores, espera-se tornar o serviço mais competitivo e com maior fluidez para os jogadores.
Lisa Su também destacou que todos os chips serão compatíveis com gerações anteriores e possibilitam integração cruzada entre plataformas. Isso indica que o foco da AMD será manter uma base unificada x86, o que simplifica o desenvolvimento por parte dos estúdios e assegura acesso contínuo a bibliotecas de jogos existentes.
Estamos desenvolvendo um ecossistema dinâmico e acessível, com processadores adaptados para jogos e inteligência artificial que impulsionam os avanços em gráficos e jogabilidade. Isso, aliado à retrocompatibilidade, permite que os jogadores acessem seus jogos preferidos em diversos dispositivos.
A inclusão da inteligência artificial sugere que as próximas unidades de processamento da AMD apresentarão recursos nativos para IA generativa, possivelmente integrando modelos fundacionais de aceleração gráfica, como opções alternativas ao DLSS da NVIDIA ou ao FSR já utilizado pela AMD.
Os primeiros dispositivos desenvolvidos sob este novo plano da AMD e Microsoft serão os laptops ASUS ROG Ally e ROG Ally X, com lançamento previsto para outubro.
Os consoles da próxima geração – como o codinome Xbox Next – devem ser lançados apenas a partir de 2027, e esses dispositivos portáteis servirão como plataforma inicial para o novo ciclo de chips personalizados.
A movimentação indica uma clara estratégia da AMD para fortalecer sua posição no mercado de jogos, sobretudo considerando a liderança da NVIDIA em computação gráfica para a nuvem, voltada para Data Centers, e o investimento da Intel em APUs e IA embarcada.
Ainda que os aspectos técnicos da nova linha sequer tenham sido revelados, a expectativa de uma gama completa de chips personalizados (com ênfase em desempenho, integração e escalabilidade) poderá estabelecer um novo padrão para experiências imersivas nos próximos anos.
É necessário observar a execução dessa estratégia e como ela impactará o acesso a jogos entre consoles, computadores e serviços de nuvem.
A versão personalizada do Windows para o ROG Xbox Ally será disponibilizada para outros dispositivos.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.