5 maneiras de o The Town auxiliar na sua evolução do inglês
Pesquisas indicam os motivos pelos quais a música consegue estimular diferentes regiões do cérebro relacionadas à memória, emoção e linguagem.

Milhões de brasileiros se preparam para o The Town 2025, um dos maiores festivais de música e arte do mundo. O evento oferece uma oportunidade única de aprendizado, especialmente porque a música pode ser uma estratégia eficaz para estudantes que buscam a fluência em inglês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O festival, com sua chegada, proporciona uma experiência que transcende o mero entretenimento. Pesquisas em neurociência indicam que a música estimula diversas regiões do cérebro relacionadas à memória, à emoção e à linguagem, tornando o aprendizado mais profundo e significativo.
Como a The Town Pode Aprimorar Seu Inglês?
Para Maria Xavier, gerente de educação da Fluencypass, uma edtech brasileira, a memorização de frases em um novo idioma por meio de músicas eleva a retenção e o prazer no aprendizado. “Essa conexão aproxima o aluno da língua, tornando o estudo mais intuitivo e divertido. Assim, ler as letras das músicas, buscar suas traduções e compreender as expressões é uma maneira de converter a emoção do evento musical em um avanço significativo em direção à fluência no idioma”, afirma.
Leia também:

Jovens da Amazônia recebem treinamento para participar da COP30

Secretaria de Educação de Sorocaba (SP) determina exigência de licença para porte de arma em editais para seleção de gestores escolares

Escola Belas Artes anuncia abertura das inscrições para o vestibular de 2026; confira como se candidatar
Considerando isso, a especialista oferece cinco dicas sobre como otimizar o aprendizado, utilizando a música como ferramenta:
- Selecione a canção mais adequada: Ao selecionar a canção preferida, torna-se mais simples manter-se motivado para ouvi-la diversas vezes e familiarizar-se com a letra e a pronúncia de cada palavra. A neurociência cognitiva comprova que informações apresentadas com melodia são lembradas até cinco vezes mais facilmente que texto falado. O cérebro utiliza a estrutura musical como “gancheira” para a memória. Dessa forma, é mais fácil para a música permanecer em nossa mente.
- Melhore a escuta e a fala: A escuta de músicas em inglês de artistas do festival, como Green Day, Katy Perry e Backstreet Boys, é uma maneira eficaz de treinar o ouvido. De acordo com estudos do British Council, a exposição constante ao idioma, mesmo que de forma passiva, auxilia na familiarização do cérebro com a entonação, o ritmo e a pronúncia de falantes nativos. O ato de cantar junto, por sua vez, facilita a prática da articulação das palavras, aprimorando a pronúncia e a fluidez da fala. Ademais, a variedade de sotaques apresentados por cada artista contribui para uma maior adaptação da audição a diferentes pronúncias.
- Amplie o repertório lexical e a estrutura gramatical: As letras das músicas contêm um vocabulário rico e expressões cotidianas. Ao lê-las e buscar a tradução, é possível aprender novas palavras de maneira contextualizada. A repetição de refrões e versos consolida o vocabulário na memória de longo prazo. Ademais, a estrutura das frases nas músicas facilita o aprendizado da gramática de forma intuitiva, sem a necessidade de memorizar regras complexas.
- Conecte-se com a cultura: A música representa uma porta de entrada para a cultura dos países de língua inglesa. As produções de Mariah Carey, Jessie J e outros artistas que se apresentarão no The Town 2025 proporcionam um panorama sobre gírias, referências culturais e a forma como as pessoas se comunicam cotidianamente. Isso torna o aprendizado mais rico e relevante, convertendo o inglês de um Aproveite o evento para estudar, ouvindo as músicas dos artistas, buscando as letras online e cantando. Essa prática ajuda o estudante a se preparar para o festival, além de melhorar o inglês de maneira leve e divertida, superando a timidez.
5 erros comuns de pronúncia em inglês que os brasileiros mais cometem
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.