Zelensky solicita que Trump forneça apoio para a defesa aérea da Ucrânia

O presidente americano declarou que os ucranianos necessitam de mísseis Patriot e manifestou insatisfação com Putin.

05/07/2025 12:51

2 min de leitura

Zelensky solicita que Trump forneça apoio para a defesa aérea da Ucrânia
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), declarou ter realizado uma conversa “muito importante e proveitosa” na sexta-feira (4.jul.2025) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Segundo o ucraniano, o assunto tratado foi a proteção do espaço aéreo ucraniano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Discutimos oportunidades na área de defesa aérea e chegamos à conclusão de que colaboraríamos para reforçar a proteção dos nossos céus. Também concordamos com uma reunião entre nossas equipes.

Zelensky afirmou: “Tivemos uma conversa aprofundada sobre as habilidades da indústria de defesa e a produção em conjunto. Estamos preparados para projetos diretos com os Estados Unidos e acreditamos que isso é de extrema importância para a segurança, especialmente no que se refere a drones e tecnologias correlatas”.

Leia também:

Após a reunião, Trump declarou aos repórteres a bordo da Air Force One que os ucranianos necessitam de mísseis Patriot para sua defesa, uma vez que estão sendo “severamente atacados” pela Rússia.

O Patriot pode ser empregado para proteger contra aeronaves, helicópteros e mísseis, interceptando-os a longas distâncias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a agência de notícias Reuters, Trump foi questionado sobre as perspectivas de um cessar-fogo: “É uma situação muito difícil. Fiquei muito insatisfeito com minha conversa com o presidente [da Rússia, Vladimir] Putin. Ele quer ir até o fim, continuar matando pessoas – isso não é bom”.

Ataque a base aérea russa

As forças especiais ucranianas afirmaram, neste sábado (5.jul.2025), ter realizado um ataque ao campo de aviação militar de Borisoglebsk, na região de Voronezh, na Rússia. De acordo com os ucranianos, um depósito de bombas planadoras e uma aeronave de treinamento foram destruídos.

A publicação do Exército ucraniano no X afirma que “esse campo de aviação é a base principal das aeronaves inimigas Su-34, Su-35S e Su-30SM”.

Parece que outros aviões também foram danificados.

A contraofensiva ucraniana ocorreu um dia após a Ucrânia ter denunciado o maior ataque russo desde o início da guerra.

De acordo com informações da agência AFP, Yuriy Ignat, representante da força aérea ucraniana, afirmou que foram lançados 550 drones e mísseis. “Este é o maior número que o inimigo já utilizou em um único ataque”, declarou.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.