Zelensky se reúne com primeiro-ministro britânico antes de diálogo entre Trump e Putin
O presidente da Ucrânia se reúne em Londres após participar de cúpula virtual com líderes europeus e do presidente dos EUA para abordar a guerra.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, viajará a Londres para se reunir com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na quinta-feira (13), a fim de avaliar a situação antes das reuniões do presidente dos EUA, Donald Trump, com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, na sexta-feira (15).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelenski, que se encontrava na Alemanha na quarta-feira (13), tem colaborado com chefes de Estado europeus para incitar Trump a impedir que Putin separe o território ucraniano na cúpula do Alasca.
Ele deve se encontrar com Starmer às 9h30, horário local, na residência oficial do primeiro-ministro britânico, 10 Downing Street.
Leia também:

Drone é flagrado explodindo em edifício residencial na Rússia

Cidadãos de Washington demonstram contra decisão de Trump em delegacia de polícia

Cessar-fogo representa uma chance para Putin estender o tempo
Na quarta-feira (13), Trump participou de uma reunião virtual organizada pela Alemanha com líderes europeus, incluindo Zelensky, que procuraram discutir a guerra em vista da cúpula sobre o fim do conflito.
Zelensky informou a Trump que o presidente russo estava fazendo-o “blepar” em relação ao seu desejo de encerrar a guerra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump ameaçou “consequências severas” se Putin não concordar com a paz na Ucrânia, e, embora não tenha especificado quais seriam as consequências, alertou sobre sanções econômicas caso sua reunião na sexta-feira não seja bem-sucedida.
Os comentários e o resultado da conferência virtual na quarta-feira (13) podem fortalecer Kiev na antecedência da cúpula.
Trump afirmou que o propósito de suas conversas com Putin no Alasca era “preparar o cenário” para um acompanhamento rápido que envolveria Zelenskiy.
Se o primeiro correr bem, teremos um segundo rápido, afirmou Trump.
Gostaria de dar andamento a isso prontamente, e haverá uma segunda reunião rápida entre o presidente Putin, o presidente Zelenskiy e eu, caso desejem que eu esteja presente.
O Reino Unido, França e Alemanha, copresidentes da denominada “Coalizão dos Dispostos”, definiram sua posição sobre o caminho para um cessar-fogo na Ucrânia em um comunicado divulgado após a reunião virtual de quarta-feira (13).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)