Reunião de Zelensky com Líderes Europeus em Londres
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrará com os líderes britânico, francês e alemão em Londres nesta segunda-feira (8). O objetivo é buscar apoio de aliados, enquanto os Estados Unidos aumentam a pressão sobre Kiev para que aceite um acordo de paz proposto com a Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Friedrich Merz, também viajarão a Londres para o encontro. Ambos manifestaram apoio a Zelensky, em meio a crescentes preocupações sobre a possibilidade de os EUA forçarem a Ucrânia a aceitar termos que beneficiem Moscou.
Desenvolvimentos Diplomáticos e Desafios
“Estamos iniciando uma nova semana diplomática, com consultas com líderes europeus”, afirmou Zelensky em um pronunciamento em vídeo na noite de domingo (7), enquanto viajava de trem. Ele destacou a importância de discutir questões de segurança, apoio à resiliência e pacotes de defesa, com foco em defesa aérea e financiamento a longo prazo para a Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Ucrânia enfrenta uma das fases mais desafiadoras em quase quatro anos de conflito. As tropas russas avançam lentamente pelo leste, enquanto cidades e vilas ucranianas sofrem com a intensificação dos ataques à rede elétrica e outras infraestruturas.
Negociações e Planos de Cessar-Fogo
Recentemente, Washington propôs um plano de cessar-fogo que endossa várias exigências russas. Desde então, os aliados europeus têm apoiado a Ucrânia na busca por melhores termos. O enviado do presidente dos EUA, Donald Trump, Steve Witkoff, e seu genro, Jared Kushner, levaram um plano revisado a Moscou na semana passada, mas as negociações não avançaram.
LEIA TAMBÉM!
Zelensky classificou as discussões como construtivas, mas desafiadoras. O principal negociador ucraniano, Rustem Umerov, informou que manteria Zelensky atualizado sobre o diálogo com autoridades americanas e sobre o plano de paz. “A principal tarefa da equipe ucraniana era obter informações completas sobre a conversa em Moscou”, disse Umerov.
Autoridades americanas afirmaram que estão na fase final das negociações para um acordo. No entanto, ainda há poucos sinais de que a Ucrânia ou a Rússia estejam dispostas a assinar o acordo preliminar elaborado pela equipe de negociação de Trump.
