Volodymyr Zelensky pede cessar-fogo para garantir eleições na Ucrânia, ressaltando a importância de um referendo sobre concessões territoriais.
O presidente Volodymyr Zelensky declarou nesta quinta-feira (11) que a realização de eleições na Ucrânia durante o conflito armado exigiria um cessar-fogo. “Deve haver um cessar-fogo – pelo menos durante o processo eleitoral e a votação. É isso que precisa ser discutido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Francamente, aqui na Ucrânia, acreditamos que os Estados Unidos deveriam conversar com a Rússia sobre isso”, afirmou ele durante uma reunião da “Coalizão dos Dispostos”.
Na Ucrânia, a legislação proíbe a realização de eleições em tempos de guerra, mas Zelensky enfrenta pressão dos Estados Unidos para promover uma votação. O mandato do presidente ucraniano expirou no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, Zelensky ressaltou que a questão territorial continua sendo um grande obstáculo nas negociações. Ele enfatizou que os ucranianos deveriam ter a oportunidade de votar sobre quaisquer concessões territoriais em um referendo, cuja versão anterior foi considerada excessivamente favorável a Moscou.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.