O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, declarou no domingo (17) que não identifica sinais de que a Rússia esteja aberta a realizar uma cúpula tripartite envolvendo-o, o presidente americano, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até então, a Rússia não apresentou sinais de que o encontro trilateral se concretizaria, afirmou ele durante uma entrevista coletiva conjunta com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A chefe da Comissão Europeia espera que uma cúpula tripartite seja realizada “o mais breve possível”.
LEIA TAMBÉM!
O presidente ucraniano deslocou-se a Bruxelas para participar de uma reunião por videoconferência da “coalizão dos voluntários”, que reúne os parceiros de Kiev, com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o chanceler alemão, Friedrich Merz.
Após a cúpula, Zelensky viajará para Washington para participar, junto com líderes europeus, de uma reunião com Donald Trump na Casa Branca. “Não sei exatamente o que Putin e o presidente Trump discutiram” durante a cúpula no Alasca, disse Zelensky. “E eu gostaria que o presidente Trump desse a mim e aos líderes europeus muitos detalhes”, acrescentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As declarações do presidente Trump sobre garantias de segurança são mais relevantes para mim do que as opiniões de Putin, pois ele não nos oferecerá nenhuma garantia de segurança.
Ursula von der Leyen, ao lado de Zelensky, acolheu a sugestão de Trump de fornecer assegurações de segurança à Ucrânia, baseadas no modelo da OTAN. A presidente da Comissão também reafirmou que a Ucrânia deve preservar a sua integridade territorial.
Fonte por: Carta Capital