Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Zelensky e líderes europeus discutem nos EUA os termos de um acordo de paz com a Rússia

Zelensky e líderes europeus discutem nos EUA os termos de um acordo de paz com a Rússia

A delegação também inclui a presidente da Comissão Europeia, o presidente da França, o chefe de Governo da Alemanha, a primeira-ministra da Itália, o pr…

Por: Lara Campos

18/08/2025 8:23

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e diversos líderes europeus visitam Washington nesta segunda-feira 18 para discutir com Donald Trump uma possível saída para a guerra na Ucrânia, que poderia envolver garantias de segurança para Kiev, mas também implica concessões territoriais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A viagem ocorrerá após a cúpula de sexta-feira, 15, entre o presidente dos Estados Unidos e seu equivalente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca, onde não houve um acordo de fim das hostilidades.

Zelensky não foi convidado e, após a reunião, Trump se alinhou com a posição defendida há muito tempo pela Rússia, que exclui a necessidade de um cessar-fogo antes de alcançar um acordo de paz definitivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente ucraniano “pode acabar com a guerra com a Rússia quase de maneira imediata, se assim desejar, ou pode continuar lutando”, publicou na noite de domingo o republicano em sua plataforma Truth Social.

Também rejeitou um debate sobre a recuperação da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, ou a Ucrânia passar a integrar a OTAN.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão

Zelensky, por sua vez, declarou em sua chegada a Washington na noite de domingo que almeja o encerramento da guerra com a Rússia de forma “rápida e confiável”.

A China fez um novo pedido, nesta segunda-feira, solicitando que “todas as partes” envolvidas nas negociações de paz em Washington busquem “o mais rápido possível um acordo justo, duradouro, vinculante e aceitável” para todos.

Trump e Zelensky devem realizar uma reunião bilateral antes que o encontro seja estendido a outros líderes europeus, de acordo com uma fonte do governo alemão.

A equipe de apoio a Zelensky em Washington inclui a presidente do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen; o presidente da França, Emmanuel Macron; o chefe de Governo da Alemanha, Friedrich Merz; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; o presidente da Finlândia, Alexander Stubb; e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte.

As reuniões deverão terminar às 22h00 GMT (19h00 de Brasília), conforme informado pela fonte alemã. Trata-se da primeira visita de Zelensky à Casa Branca desde fevereiro, quando Trump e seu vice-presidente JD Vance o criticaram por não demonstrar agradecimento suficiente pela ajuda dos Estados Unidos contra a invasão russa, que teve início em fevereiro de 2022.

align=”CENTER”>Segurança assegurada.

A reunião de segunda-feira exigirá um cenário distinto. Desde o encontro no início do ano, Trump tem feito mais críticas a Putin e mostrado sua insatisfação com o bloqueio contínuo de Moscou nos esforços de paz.

Washington, contudo, não aplicou sanções adicionais a Moscou. Ademais, a significativa recepção a Putin no Alasca, em sua primeira visita ao Ocidente após a invasão da Ucrânia, foi vista como uma vitória diplomática do Kremlin.

Antes de sua viagem aos Estados Unidos, o presidente ucraniano considerou “histórica” a decisão americana de fornecer garantias de segurança para o seu país.

Trump indicou um compromisso de segurança para Kiev semelhante ao Artigo 5 da OTAN, porém fora do escopo da Aliança Atlântica, que Moscou considera uma ameaça existencial às suas fronteiras.

O chefe de Estado francês declarou que os governantes europeus questionam “até que exaustão” os Estados Unidos estão prontos a fornecer garantias de segurança para a Ucrânia em um eventual acordo de paz.

align=”CENTER”>Discussão sobre o território

O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, afirmou esperar atingir um “acordo” com Zelensky e que os Estados Unidos possam “retomar negociações com os russos para acelerar o acordo de paz e concretizá-lo”.

Witkoff declarou que, no Alasca, a Rússia realizou “algumas concessões territoriais” em relação a cinco regiões ucranianas importantes para a guerra.

De acordo com uma fonte da AFP que acompanhou as conversas telefônicas de sábado entre o presidente americano e os líderes europeus, o presidente russo está, na prática, exigindo que a Ucrânia abandone o Donbass e, portanto, ceda completamente este território, que inclui as regiões de Donetsk e Luhansk no leste da Ucrânia.

A Rússia também propõe congelar a frente de batalha em Kherson e Zaporizhzhia (sul).

Há um debate importante a respeito de Donetsk e o que estaria acontecendo lá, o que será detalhado especificamente na segunda-feira, afirmou Witkoff, sem revelar mais detalhes.

Apenas alguns meses após o início da invasão ao território da Ucrânia, a Rússia declarou a anexação das quatro regiões ucranianas, mesmo que suas tropas não controlassem totalmente nenhuma delas.

align=”CENTER”>Multas

Nos Estados Unidos, há a preocupação de que possa haver pressão sobre a Ucrânia para aceitar as condições impostas pela Rússia.

Zelensky recusou concessões territoriais, porém afirmou estar aberto a tratar o assunto durante uma reunião de grupo envolvendo Trump e Putin.

O presidente americano mencionou a possibilidade do encontro, contudo a Rússia desconsiderou a relevância da questão.

As tropas russas avançam progressivamente, sobretudo na área de Donetsk.

Na segunda-feira, horas antes da reunião, um ataque russo com drones contra Kharkiv resultou em pelo menos cinco mortos, entre eles duas crianças, e 18 feridos.

Ucrânia e seus aliados acusam Moscou de tentar prolongar o conflito para obter vantagens adicionais.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Donald TrumpRússiaUcrâniaZelensky
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Fluminense

Câmeras registram assassinato brutal de Mario Pineida, ex-jogador do Fluminense, em Guayaquil

19/12/2025 6:31 | 2 min de leitura

● Medellín: Prefeito Federico Gutiérrez anuncia punições para torcedores violentos na Copa Colômbia

19/12/2025 6:58 | 1 min de leitura

● Rômulo volta ao RB Leipzig após lesão e se inspira em Harry Kane e Neymar!

19/12/2025 6:05 | 2 min de leitura

● GAC Honda Suspende Produção Globalmente: Crise de Chips e Impacto na Entrega de Veículos!

19/12/2025 7:38 | 2 min de leitura

● Trump não descarta conflito militar com a Venezuela e intensifica pressão sobre Maduro

19/12/2025 9:07 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!