Zelensky declarou que realizará uma reunião com Trump em Washington

O presidente ucraniano também declarou apoio à proposta do presidente americano para uma reunião trilateral com Putin.

16/08/2025 5:04

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, indicou que se reunirá com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, na próxima segunda-feira (18), após “longa e substancial conversa” com Trump. Ele também declarou que pretende se encontrar com líderes europeus para discutir a cúpula do Alasca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Ucrânia reafirma seu compromisso em trabalhar com o máximo esforço para alcançar a paz. O presidente Trump comunicou sobre seu encontro com o líder russo e os pontos principais da conversa. “É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenvolvimento da situação”, declarou Zelensky em um comunicado neste sábado (16) – o primeiro desde o encontro no Alasca, do qual foi excluído.

Confrontei-me com o presidente Trump em Washington na segunda-feira para tratar dos detalhes referentes ao fim da matança e da guerra. Agradeci pelo convite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As declarações ocorreram após uma extensa conversa com o presidente americano, durante o voo de retorno do Alasca. O gabinete de Zelensky confirmou que ele dialogou com Trump neste sábado. Trump aterrissou na Base Conjunta Andrews, em Maryland, logo após as 2h (horário de Brasília), após o término de sua reunião com o presidente russo, Vladimir Putin.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou que o presidente americano dedicou a maior parte do voo de seis horas a conversas telefônicas. Após a ligação com Zelensky, Trump falou com a OTAN.

Leia também:

Após a reunião de duas horas e meia com Putin, em coletiva de imprensa conjunta, Trump prometeu manter conversas telefônicas com Zelensky e autoridades da OTAN. “Claro que ligarei para o nosso presidente Zelensky e lhe contarei sobre a reunião de hoje”, declarou.

Reunião de três partes.

O presidente ucraniano reiterou o apoio à proposta do presidente americano, Donald Trump, para uma reunião trilateral entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos. “A Ucrânia enfatiza que questões-chave podem ser discutidas no nível de líderes, e um formato trilateral é adequado para isso”. “É importante que os europeus estejam envolvidos em todas as etapas para garantir garantias de segurança confiáveis, juntamente com os Estados Unidos”. “Também discutimos sinais positivos do lado americano em relação à participação na garantia da segurança da Ucrânia”. “Continuamos a coordenar nossas posições com todos os parceiros. Agradeço a todos que estão ajudando.”

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.