O Ministério da Defesa russo também confirmou a ação, alegando que fazia parte dos “acordos celebrados em Istambul em 2 de junho”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky , declarou nesta segunda-feira(9) que uma nova troca de prisioneiros com a Rússia está em andamento e afirmou que a operação será realizada em várias etapas ao longo dos próximos dias, sem revelar quantos soldados serão trocados. “Uma troca começou hoje e continuará em várias etapas ao longo dos próximos dias”, afirmou Zelensky nas redes sociais, especificando que “as negociações continuam praticamente todos os dias”. O acordo para trocar prisioneiros de guerra e repatriar corpos dos soldados mortos na guerra foi o único resultado concreto das últimas negociações de paz. Os diás até o momento não conseguiram encerrar o conflito que começou com a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. A Rússia rejeitou repetidamente os apelos por um cessar-fogo incondicional e para encerrar a guerra exige condições inaceitáveis para a Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelensky detalhou que os feridos, gravemente feridos e menores de 25 anos estão entre aqueles que estão sendo trazidos de volta. O Ministério da Defesa russo confirmou a troca, afirmando que ela fazia parte dos acordos firmados em Istambul em 2 de junho. A cidade turca sediou as negociações entre as partes, nas quais Kiev e Moscou declararam que mais de 1.000 soldados seriam trocados. A troca de prisioneiros, contudo, pareceu estar em risco no fim de semana, quando Rússia e Ucrânia se acusaram mutuamente de atrasá-la e obstruí-la.
No domingo, Zelensky acusou a Rússia de “jogo sujo e político” e por não cumprir os parâmetros estabelecidos: a libertação de todos os soldados feridos, doentes ou com menos de 25 anos. A Rússia, por sua vez, afirmou que Kiev se recusava a devolver os corpos dos soldados mortos, totalizando 1.200 deles em caminhões refrigerados próximos à fronteira.
Com informações da AFP Publicado por Fernando Dias
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.