O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky declarou, no sábado (16), que o país necessitava de uma paz efetiva e sustentável, e não somente de mais uma interrupção entre as invasões russas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segurança deve ser assegurada de maneira confiável e duradoura, com a participação da Europa e dos Estados Unidos, afirmou o presidente ucraniano no X após uma reunião com os líderes europeus.
Zelensky afirmou que assuntos territoriais só podem ser resolvidos pela Ucrânia.
LEIA TAMBÉM!
Após a reunião entre Trump e Putin no Alasca, na sábado (16), Zelensky informou ao presidente americano que as sanções contra a Rússia deveriam ser intensificadas se não houver uma cúpula tripartite entre os três países.
Em minha conversa com o presidente Trump, declarei que as sanções devem ser intensificadas se não houver uma reunião trilateral ou se a Rússia tentar impedir um encerramento transparente do conflito. Sanções são um instrumento eficaz, afirmou Zelensky no X.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, após uma conversa com o Presidente Trump, coordenamos ainda mais posições com líderes europeus. As posições são claras. Uma paz real deve ser alcançada, uma que seja duradoura, e não apenas mais uma interrupção entre as invasões russas.
Os assassinatos devem cessar assim que…
“Volodymyr Zelenskyy @ZelenskyyUa” 16 de agosto de 2025
Anteriormente, em entrevista à Fox News, Trump mencionou a possibilidade de uma reunião com Putin e Zelensky. Contudo, um importante assessor do Kremlin depois negou essa ideia.
O presidente ucraniano também afirmou que a segurança de seu país a longo prazo deve ser “assegurada”, com o apoio da Europa e dos Estados Unidos.
Todas as questões relevantes para a Ucrânia devem ser debatidas com a participação da Ucrânia, e nenhuma questão, em especial as territoriais, pode ser resolvida sem a Ucrânia, acrescentou Zelensky.
Fonte por: CNN Brasil