Em uma nova publicação no X no sábado (16), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ofereceu atualizações sobre o campo de batalha e alertou sobre um possível aumento nos ataques russos nos próximos dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isto, ele disse, poderia ser uma tentativa da Rússia de obter influência política mais favorável.
Com base na conjuntura política e diplomática em torno da Ucrânia, e considerando a traição da Rússia, prevemos que nos próximos dias o exército russo pode tentar intensificar a pressão e os ataques contra posições ucranianas para criar condições políticas mais favoráveis para negociações com atores globais.
LEIA TAMBÉM!
Recebi um relatório do Chefe do Estado-Maior Oleksandr Syrskyi. A situação no fronteiro, a defesa das posições e informações atualizadas sobre as intenções e movimentos do exército russo. Estamos defendendo nossas posições ao longo de toda a linha de frente, e há dois dias seguidos, nós…
“A Rússia continua a atacar a Ucrânia. A situação é difícil, mas a Ucrânia está resistindo.” – Volodymyr Zelenskyy (@ZelenskyyUa) 16 de agosto de 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação se deu após o presidente russo Vladimir Putin se reunir com o presidente americano Donald Trump no Alasca, visando encerrar o conflito. Posteriormente, Trump considerou a possibilidade de novas reuniões, incluindo uma cúpula envolvendo Putin e Zelensky.
A Ucrânia também registrou avanços em certas áreas “extremamente difíceis” em Donetsk, uma região no leste do país, durante dois dias seguidos.
Fonte por: CNN Brasil