Zambelli se junta a outros dez deputados presos nos últimos anos; confira a lista

A deputada federal, que estava foragida, foi presa na Itália após longos meses. Ela recebeu uma sentença de dez anos de prisão devido ao seu envolviment…

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Após meses foragida, Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália e o governo brasileiro iniciou o processo de extradição. Zambelli, ainda que licenciada da Câmara dos Deputados até outubro, mantém o mandato de parlamentar. A situação, contudo, não é novidade na política brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zambelli se junta a outros deputados federais presos. A lista inclui nomes como o do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, Daniel Silveira, Chiquinho Brazão e José Genoino.

Chiquinho Brazão

Chiquinho Brazão foi preso preventivamente pela PF em março de 2024, após ser apontado como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. Em seguida, a Câmara dos Deputados manteve a prisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril deste ano, a Mesa Diretora anunciou a perda do mandato devido ao acúmulo de faltas. Anteriormente, Brazão era alvo de um processo de cassação de mandato na Câmara dos Deputados. Esse processo, contudo, demorou-se por vários meses sem uma conclusão.

Daniel Silveira

O deputado federal eleito pelo estado do Rio de Janeiro, Daniel Silveira, foi preso em flagrante mediante determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) após publicar vídeo com críticas à Corte e defender o Ato Institucional nº 5 (AI-5).

LEIA TAMBÉM!

De acordo com a Constituição Federal, a prisão foi conduzida em plenário e a maioria dos deputados votou pela manutenção da mesma. Em 2022, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão e perdeu o mandato de deputado em 2023.

Flordelis

Em agosto de 2021, seu mandato foi cassado por 437 votos favoráveis e 7 contrários. Na época, a parlamentar já estava afastada do cargo após ser apontada como a mandante do assassinato do marido, Anderson do Carmo, em 2019. Poucos dias após a cassação, Flordelis foi presa pela Polícia Civil do Rio.

Mais parlamentares federais são presos.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile