Zambelli se junta a outros dez deputados presos nos últimos anos; confira a lista
A deputada federal, que estava foragida, foi presa na Itália após longos meses. Ela recebeu uma sentença de dez anos de prisão devido ao seu envolviment…

Após meses foragida, Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália e o governo brasileiro iniciou o processo de extradição. Zambelli, ainda que licenciada da Câmara dos Deputados até outubro, mantém o mandato de parlamentar. A situação, contudo, não é novidade na política brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zambelli se junta a outros deputados federais presos. A lista inclui nomes como o do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, Daniel Silveira, Chiquinho Brazão e José Genoino.
Chiquinho Brazão
Chiquinho Brazão foi preso preventivamente pela PF em março de 2024, após ser apontado como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. Em seguida, a Câmara dos Deputados manteve a prisão.
Leia também:

Pesquisa: 51,6% dos baianos desaprovam governo Jerônimo; 44,9% aprovam

Executivo norte-americano questiona a decisão do ministro do Supremo

Ministro afirma que Congresso irá dar suporte a ações de combate ao aumento de preços
Em abril deste ano, a Mesa Diretora anunciou a perda do mandato devido ao acúmulo de faltas. Anteriormente, Brazão era alvo de um processo de cassação de mandato na Câmara dos Deputados. Esse processo, contudo, demorou-se por vários meses sem uma conclusão.
Daniel Silveira
O deputado federal eleito pelo estado do Rio de Janeiro, Daniel Silveira, foi preso em flagrante mediante determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) após publicar vídeo com críticas à Corte e defender o Ato Institucional nº 5 (AI-5).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Constituição Federal, a prisão foi conduzida em plenário e a maioria dos deputados votou pela manutenção da mesma. Em 2022, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão e perdeu o mandato de deputado em 2023.
Flordelis
Em agosto de 2021, seu mandato foi cassado por 437 votos favoráveis e 7 contrários. Na época, a parlamentar já estava afastada do cargo após ser apontada como a mandante do assassinato do marido, Anderson do Carmo, em 2019. Poucos dias após a cassação, Flordelis foi presa pela Polícia Civil do Rio.
Mais parlamentares federais são presos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)