Yvette Cooper critica governo israelense e exige mudança urgente de política em entrevista ao Guardian.
A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Yvette Cooper, expressou otimismo em relação à possibilidade de um acordo de paz em Gaza, que poderia finalmente encerrar quase três anos de conflito e uma grave crise humanitária. Cooper fez essas declarações em entrevista ao jornal britânico Guardian, após retornar de uma participação na Assembleia Geral da ONU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cooper destacou um “forte consenso” sendo construído em torno da busca por paz, em sintonia com declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que também mencionou a proximidade de um acordo. Ela acredita que o mundo está “querendo acabar com esta guerra”, refletindo uma urgência global diante da situação catastrófica em Gaza.
Durante a entrevista, Cooper instou o governo israelense a “mudar urgentemente de rumo” em sua nova ofensiva militar no enclave. Apesar do discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que afirmou que o país ainda “precisa terminar o trabalho” em Gaza, Cooper enfatiza a necessidade de uma mudança de estratégia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a secretária, a prioridade imediata é alcançar um cessar-fogo definitivo, restaurar a ajuda humanitária em Gaza e garantir a libertação de todos os reféns. Ela reconhece que o processo é frágil e enfrenta muitos obstáculos, mas acredita que há uma determinação real para buscar uma solução.
Cooper mencionou encontros recentes com Mahmoud Abbas, o presidente da Autoridade Palestina, e ressaltou a importância de buscar um caminho para a paz. Apesar de estar em Nova York durante o discurso de Netanyahu, ela ainda não teve um encontro direto com o primeiro-ministro israelense.
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.