O Toyota Yaris Cross 2026 será lançado no Brasil em outubro, com produção nacional e versões híbridas e a combustão. O SUV compacto já alcançou a pontuação máxima na avaliação do ASEAN NCAP, órgão de segurança veicular do sudeste asiático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado foi distribuído em quatro áreas: proteção aos ocupantes adultos (36,36 pontos), proteção infantil (17,32), sistemas de assistência ao condutor (16,89) e proteção para motociclistas (12,21). O modelo demonstrou boa integridade estrutural em colisões frontal e lateral, com ressalva para a proteção marginal da perna direita do motorista. Na avaliação infantil, obteve 44,17 de 51 pontos possíveis, porém perdeu pontuação pela falta do sistema de detecção de crianças no banco traseiro.
O Yaris Cross apresenta, entre seus recursos, seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com EBD, alerta de cinto de segurança, frenagem automática de emergência para uso urbano e rodoviário, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, farol alto automático e detector de ponto cego. Embora o teste tenha sido realizado no Sudeste Asiático, ele representa um bom indicativo do que o consumidor pode esperar no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
Yaris Cross 2026
O Yaris Cross 2026, com lançamento previsto para breve no Brasil, apresentará como principal destaque a versão híbrida. Na Tailândia, o sistema conta com motor 1.5 ciclo Atkinson de 92 cv (na versão a gasolina), aliado a motor elétrico de 81 cv, totalizando 113 cv combinados. No Brasil, a potência pode ser superior devido à adaptação para etanol. A transmissão é e-CVT. Além disso, haverá versões somente a combustão.
O Yaris Cross, com 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m entre-eixos, apresenta um porta-malas de 471 litros. Suas dimensões o colocam em concorrência com modelos como o Nissan Kicks, Honda HR-V e outros SUVs compactos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A carroceria apresenta grade extensa, faróis marcantes e abertura de ventilação embutida no para-choque. Lanternas traseiras horizontais se estendem pela tampa do porta-malas e a proteção inferior prateada reforça o design. As laterais exibem linhas sutis e detalhes em preto nas extremidades das rodas.
O interior apresenta central multimídia flutuante, painel digital, ar-condicionado automático digital e revestimento em couro em áreas do painel. O console central inclui porta-objetos e apoio de braço.
CNH social: tudo sobre a carteira de habilitação gratuita
Fonte por: CNN Brasil