Xi Jinping recebe o presidente do Irã em Pequim

As relações entre a China e o Irã superaram os desafios internacionais em constante transformação, mantendo um progresso estável e positivo.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, se encontra em Pequim, capital chinesa, para acompanhar as celebrações do 80º aniversário da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, que compreendem um grande desfile militar, a realizar na quarta-feira (3) e na noite de terça-feira (2) no horário de Brasília.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Irã também participou da Cúpula da SCO (Organização de Cooperação de Xangai) de 2025, que ocorreu de domingo a segunda-feira em Tianjin, cidade próxima a Pequim.

As relações entre China e Irã resistiram aos desafios internacionais em constante mudança e mantiveram um desenvolvimento estável e saudável, declarou o presidente chinês, acrescentando que, desde seu encontro com Pezeshkian em Kazan, Rússia, em outubro do ano passado, os órgãos governamentais dos dois países têm implementado ativamente o importante consenso alcançado pelas partes, obtendo muitos novos resultados de cooperação em diversas áreas.

LEIA TAMBÉM!

A China sempre considerou o desenvolvimento das relações com o Irã uma posição central em sua diplomacia no Oriente Médio e está disposta a manter a amizade com o Irã, aprofundar a confiança mútua, fortalecer a cooperação em comércio, investimento, energia limpa, conectividade e outros setores, ampliar os intercâmbios culturais e entre os povos, e trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento estável e de longo prazo da parceria estratégica abrangente China-Irã.

Xi Jinping afirmou, ainda, que após a China propor a Iniciativa de Governança Global e está disposta a trabalhar com a comunidade internacional, incluindo o Irã, para promover a construção de um sistema de governança global mais justo e equitativo e construir conjuntamente uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Xi Jinping ressaltou que a força não é o caminho adequado para solucionar divergências, afirmando que a comunicação e o diálogo são o caminho correto para alcançar a paz duradoura.

A China atribui grande importância ao reiterado compromisso do Irã de não buscar o desenvolvimento de armas nucleares, respeita o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear, apoia o Irã na defesa de sua soberania nacional, integridade territorial e dignidade nacional, bem como na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos por meio de negociações políticas.

O embaixador Pezeshkian congratulou a China pelo sucesso na organização da Cúpula da SCO 2025, afirmando que, com a presidência rotativa do país, os Estados membros ampliaram sua confiança política mútua e alcançaram avanços positivos na cooperação em diversas áreas.

O Irã está disposto a ampliar a cooperação com a China no âmbito da SCO.

O Irã considera a China uma parceira estratégica abrangente, enfatizando a grande importância que seu país atribui às relações bilaterais e a manutenção de sua amizade com a China, aprofundando a cooperação independentemente das mudanças na situação internacional.

O presidente do Irã declarou, ainda, que o país apoia integralmente a China e está disposto a coordenar-se de perto com Pequim para, em conjunto, resistir ao unilateralismo e à política de poder, assegurando a paz e a estabilidade no Oriente Médio.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Sair da versão mobile