Xi Jinping e Lee Jae-myung prometem cooperação econômica e de segurança

O presidente chinês e o presidente sul-coreano conversaram por telefone na terça-feira.

10/06/2025 3:13

2 min de leitura

Xi Jinping e Lee Jae-myung prometem cooperação econômica e de segurança
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente recém-eleito da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, e o presidente chinês, Xi Jinping, prometeram nesta terça-feira (10) colaborar para o desenvolvimento dos vínculos econômicos e para assegurar a paz e a segurança na Península Coreana, segundo comunicou o gabinete de Lee.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após seu primeiro contato telefônico desde a posse, o presidente sul-coreano informou a Xi que ambos os países deveriam promover um intercâmbio e cooperação mais intensos nas áreas de economia, segurança e cultura, segundo o porta-voz da Coreia do Sul.

Kang Yu-jung afirmou que o presidente Lee solicitou à China que desempenhasse um papel construtivo na desnuclearização da Península Coreana e na paz e segurança.

Leia também:

O presidente Xi, em resposta, afirmou que as partes chinesas se dedicariam a resolver as questões… considerando que são assuntos de interesse mútuo para ambos os países.

Lee assumiu o cargo em 4 de junho, após vencer a presidência em uma eleição antecipada convocada após a deposição de Yoon Suk Yeol, que tentou instaurar a lei marcial em dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde então, Lee dialogou com o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.

A mídia estatal chinesa comunicou que Xi afirmou a Lee que ambos os países deveriam respeitar os interesses e as principais preocupações um do outro e assegurar que os laços sigam “o caminho correto”.

Uma parceria estratégica de cooperação entre os dois países traria mais benefícios para ambos e “injetaria mais certeza na situação caótica regional e internacional”, declarou Xi, de acordo com a emissora estatal chinesa CCTV.

A China é o principal parceiro comercial da Coreia do Sul e as relações diplomáticas entre os dois países se fortaleceram após uma disputa em 2017 acerca da instalação de um sistema de defesa antimíssil dos Estados Unidos, sobre a qual Pequim se manifestou contrária.

Ao enfatizar a relevância da aliança EUA-Coreia do Sul, Lee também apresentou projetos mais amigáveis para os vínculos com a China e a Coreia do Norte, ressaltando a importância da China como parceiro comercial e, simultaneamente, manifestando hesitação em adotar uma postura inflexível sobre as disputas no Estreito de Taiwan.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.