O presidente chinês Xi Jinping exaltou as Forças Armadas e apresentou sua perspectiva sobre a ascensão “inevitável” da China em um discurso nacionalista durante o desfile militar em Pequim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O notável renascimento da China é inevitável. A nobre causa da paz e do desenvolvimento para a humanidade certamente prevalecerá.
Xi tem utilizado repetidamente a expressão “rejuvenescimento da nação chinesa”, incentivando a ascensão do país no cenário mundial e sua transformação em uma superpotência global.
LEIA TAMBÉM!
Xi também reiterou seu pedido pela criação de um exército de “classe mundial”, parte de sua visão para modernizar o Exército de Libertação Popular da China (ELP) e assegurar que ele possa “lutar e vencer conflitos”.
A China tem promovido um notável crescimento militar durante o governo de Xi, no qual as Forças Armadas da Libertação Popular, que antes não era um dos mais robustos da Ásia, iniciou a competir, ou em certos pontos, a superar as forças armadas dos Estados Unidos, de acordo com avaliações de especialistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso é notavelmente significativo, considerando que a China não se envolve em conflitos armados de forma direta desde seu breve confronto com o Vietnã em 1979.
Fonte por: CNN Brasil