Xbox e PlayStation Avaliam Atraso em Lançamentos de Novos Consoles
De acordo com informações divulgadas pelo Insider Gaming, a Microsoft e a Sony estão considerando adiar o lançamento de seus próximos consoles devido a um problema crescente: o aumento nos preços da memória RAM. Essa escalada nos custos está diretamente ligada ao crescimento exponencial da demanda por componentes de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fontes internas indicam que a indústria como um todo está demonstrando preocupação com a disponibilidade da memória e o impacto potencial na capacidade de produzir novos consoles a preços competitivos. A situação não se restringe apenas aos aparelhos da próxima geração, levantando a possibilidade de reajustes de preços em modelos já existentes, com previsão para começar a partir de 2026.
Nos últimos meses, os módulos de RAM registraram aumentos de preço de diversas centenas de porcento, impulsionados pela forte demanda do mercado de IA. Com a tecnologia continuada a evoluir sem sinais de desaceleração, a escassez de memória pode se tornar um obstáculo persistente para a indústria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo em cenários mais otimistas, a falta de oferta tende a manter os preços elevados por um período prolongado. Historicamente, consoles costumam ser comercializados com algum nível de apoio financeiro, especialmente no início do ciclo de vida. Contudo, a combinação da escassez de RAM com o aumento dos custos pode tornar a próxima geração de consoles ainda mais cara para o consumidor final.
O Insider Gaming aponta que essa situação já levou algumas empresas a discutirem internamente a possibilidade de adiar o lançamento da próxima geração de consoles, que originalmente estava prevista para a janela entre 2027 e 2028. A estratégia seria dar tempo para que os fabricantes de memória expandissem sua produção e aumentassem a oferta de RAM, o que poderia, por sua vez, levar a uma redução nos preços.
