Warner Bros. acusa empresa de IA de ter copiado Superman e Scooby-Doo
Produtora de cinema denuncia Midjourney por suposta violação de direitos autorais de personagens protegidos.

A Warner Bros Discovery entrou com uma ação contra a empresa de geração de imagens por inteligência artificial Midjourney na quinta-feira (4), alegando que a empresa utilizou seus trabalhos para criar imagens de Batman, Superman, Mulher Maravilha, Pernalonga, Scooby-Doo e outros personagens com direitos autorais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Warner Bros. alegou em uma reclamação apresentada em um tribunal federal de Los Angeles que o roubo possibilitou que a Midjourney treinasse seu serviço de imagem e vídeo para fornecer aos assinantes imagens de alta qualidade para download de seus personagens em “todas as cenas imagináveis”.
A Warner Bros. também afirmou que a Midjourney detinha conhecimento de que sua conduta era ilegal, pois anteriormente impedia os usuários de gerar vídeos a partir de inúmeras imagens infrativas, apenas para suspender essa proteção no mês passado, ao divulgar a mudança como uma “melhoria”.
Leia também:

Fãs reagem à mudança de visual de Afonso em “Vale Tudo”

“O Telefone Preto 2” lança novo trailer; veja

Resumo de “Êta Mundo Melhor”: de 8 a 13 de setembro
A Midjourney adotou uma decisão calculada e voltada para o lucro ao não oferecer proteção zero aos detentores de direitos autorais, apesar de conhecer o amplo alcance da pirataria e das violações de direitos autorais que ocorrem.
A ação judicial visa obter indenizações não detalhadas e a restituição de lucros, além da suspensão de outras sanções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa apresentou um processo similar, ocorrido em junho, contra a Midjourney, envolvendo personagens como Darth Vader, Bart Simpson, Shrek e Ariel, de “A Pequena Sereia”.
Lançada em 2022 e liderada pelo fundador David Holz, a Midjourney, com sede em San Francisco, contava com quase 21 milhões de usuários em setembro de 2024 e uma receita estimada em US$300 milhões em 2024, conforme consta em denúncia da Warner Bros.
A Midjourney e seus advogados não forneceram respostas imediatas aos pedidos de comentários.
O Brasil se destaca entre os países que mais empregam inteligência artificial.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.