Wall Street em Alta: Trump Anuncia Acordo Promissor sobre Groenlândia e Ártico!

Wall Street inicia quinta-feira em alta após Donald Trump anunciar acordo sobre a Groenlândia e o Ártico. Descubra os detalhes que agitam o mercado!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Wall Street Inicia o Dia em Alta Após Anúncio de Trump

Os principais índices da bolsa de valores de Wall Street começaram a quinta-feira (22) com leve alta. Isso ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar na quarta-feira (21) que uma “estrutura” para um acordo sobre a Groenlândia e o Ártico foi estabelecida durante uma reunião com Mark Rutte, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma postagem na rede social Truth Social, Trump afirmou: “Após uma reunião muito produtiva com o Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte, definimos a estrutura de um futuro acordo referente à Groenlândia e, na verdade, a toda a região do Ártico”.

Ele destacou que, se concretizado, o acordo será benéfico tanto para os EUA quanto para os países da Otan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Interesse em Anexar a Groenlândia

Durante um discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, Trump reiterou seu interesse em anexar a Groenlândia, embora tenha afirmado que não usará força militar para tal. No último sábado (17), ele havia anunciado uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia para exercícios militares na Operação Arctic Endurance, após ameaçar anexar a ilha.

Os países membros da Otan, incluindo Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, seriam taxados a partir de 1º de fevereiro, conforme post de Trump na Truth Social, com um aumento para 25% previsto para junho.

LEIA TAMBÉM!

Dados Econômicos e Reação do Mercado

Na quarta-feira (21), antes da mudança de postura de Trump em relação à ameaça tarifária, ainda não havia detalhes sobre os próximos passos do acordo preliminar sobre a Groenlândia e a relação entre a UE e os EUA. Além dos eventos geopolíticos, os investidores também estão atentos a dados econômicos atualizados dos EUA.

Mais cedo nesta quinta-feira (22), o Escritório de Análises Econômicas do Departamento de Comércio dos EUA divulgou uma estimativa atualizada do PIB do terceiro trimestre, que mostrou um crescimento de 4,5%, o mais rápido desde o terceiro trimestre de 2023.

O Índice de Preços ao Consumidor (PCE) subiu a uma taxa anualizada de 2,8% no terceiro trimestre, mantendo a mesma taxa da leitura anterior, mas representando uma aceleração em relação ao trimestre anterior, que foi de 2,1%.

Por volta das 12h40 (horário de Brasília), o Dow Jones apresentava uma valorização de 0,72%, alcançando 49.430 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq subia 0,80%, atingindo 23.411 pontos, enquanto o S&P 500 avançava 0,54%, chegando a 6.912 pontos.

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Sair da versão mobile