Waack: Projeto fiscal de Trump aparenta ser autodestrutivo

A desconfiança generalizada em relação ao pacote resultou na queda do dólar em todo o mundo e na redução do interesse de investidores em adquirir título…

01/07/2025 22:09

1 min de leitura

Waack: Projeto fiscal de Trump aparenta ser autodestrutivo
(Imagem de reprodução da internet).

Análise do Posicionamento de Donald Trump

Ignore o que Donald Trump desafiou até agora. Como enfrentar seu adversário mais poderoso, a China, prejudicando aliados, tratando-os pior do que os inimigos?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele aprovou um dos maiores pacotes fiscais da história dos Estados Unidos, que prevê cortes significativos em programas sociais, ao mesmo tempo em que promove cortes substanciais em impostos – sobretudo para empresas. O que também se prevê é um aumento considerável da dívida americana, que já é preocupante.

Trump afirma que sua política de taxar importações compensará a receita que o governo americano deixará de arrecadar. Ele também defende que a redução de impostos impulsionará o crescimento econômico do país, aliviando a dívida.

Leia também:

O descrédito geral em relação ao pacote fiscal resultou na queda do dólar em todo o mundo e na diminuição do interesse de investidores em adquirir títulos de dívida americana.

No cenário internacional, Trump contribuiu para a destruição da ordem global mantida pelos Estados Unidos, buscando possíveis benefícios que até o momento não se concretizaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele está conseguindo fazer com que até amigos muito tradicionais se juntem para enfrentar Washington. Mas isso nem se compara à situação interna que seu pacote fiscal está preparando. Os cortes em programas sociais vão afetar diretamente um eleitorado que votou nele – ou seja, ele vai pagar um preço alto nas urnas.

Trump também anunciou, nesse pacote fiscal, mais gastos no setor de defesa. Contudo, com o aumento do endividamento, pela primeira vez na sua história os Estados Unidos vão gastar mais servindo à dívida pública do que com armamentos. É quando uma superpotência perde essa condição, dizem os historiadores.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.