O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou que se oporá à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada por Donald Trump na quarta-feira (9). Contudo, segundo o chefe do Executivo, em caso de não revisão da taxa, o Brasil aplicará o princípio da reciprocidade aos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo irá recorrer à OMC, conforme já previsto pela CNN. A justificativa é a ausência de motivação técnica para o imposto anunciado pelo líder norte-americano, considerando que o déficit comercial entre os dois países e a falta de concorrência igualitária.
“Vou tentar combater em todas as instâncias para que não ocorra a tarifação. Lutarei na OMC, conversarei com meus pares do Brics. Se não houver solução na conversa, nós estabeleceremos a reciprocidade: taxar aqui, vamos taxar lá. Não há outra alternativa a ser tomada”, declarou Lula durante agenda em Linhares, no Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM!
Especialistas consultados pela CNN argumentam, contudo, que a fragilização da OMC diminuem as chances de a instituição costurar uma solução para o impasse.
O chefe de Estado afirmou que valoriza a relação política e comercial entre o Brasil e os Estados Unidos e que não confunde o comportamento de Trump com o povo americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil