Ataque Cibernético Interrompe Operações em Aeroportos Europeus
Aeroportos importantes da Europa enfrentaram dificuldades para retomar as operações normais no domingo (21), após um ataque cibernético que interrompeu os sistemas de check-in online. A situação levou a Bruxelas a solicitar que companhias aéreas cancelassem metade das decolagens programadas para segunda-feira, devido a problemas persistentes.
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O ataque afetou o aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado da Europa, além do Aeroporto de Berlim e Bruxelas. Passageiros relataram longas filas, cancelamentos e atrasos no sábado. Apesar da redução da interrupção em Berlim e Heathrow, os atrasos e cancelamentos de voos continuaram a ser um problema.
Um porta-voz do Aeroporto de Bruxelas informou que a Collins Aerospace ainda não havia fornecido uma versão segura e atualizada do software necessário para restaurar a funcionalidade total do sistema. Como resultado, o aeroporto solicitou o cancelamento de voos para segunda-feira, buscando evitar longas filas e cancelamentos de última hora.
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O Aeroporto de Bruxelas cancelou 50 das 257 decolagens programadas para domingo, e 25 dos 234 voos de ida foram cancelados no dia anterior. A RTX, fornecedora da Collins Aerospace, afirmou que estava trabalhando para corrigir o problema e que a interrupção poderia ser atenuada com operações de check-in manual. O incidente impactou o software MUSE, utilizado por diversas companhias aéreas.
Um passageiro que voou de Bruxelas relatou que a interrupção de sua viagem foi mínima. “Para mim, tudo correu como sempre. Aqueles que não fizeram o check-in online ou têm bagagem para despachar, podem ter que esperar um pouco”, disse ele.
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O Aeroporto de Berlim informou que alguns problemas persistiram, mas uma solução alternativa manual foi implementada. “Ocasionalmente, há tempos de espera mais longos no check-in, embarque, manuseio de bagagem e retirada de bagagem. Os atrasos nos voos de partida hoje estão dentro dos padrões de um dia normal de operação”, afirmou.
O Heathrow informou que os trabalhos de recuperação do sistema de check-in continuam e que “a grande maioria dos voos continuou a operar”. Uma análise do Cirium indicou que os atrasos em Heathrow foram “baixos”, Berlim teve “atrasos moderados” e Bruxelas teve “atrasos significativos”.
Reguladores regionais estão investigando a origem do ataque cibernético, que faz parte de uma série de ataques a setores como saúde e automotivo.
