Com o acesso ao seu PIS/PASEP, é hora de planejar estratégias inteligentes para esse dinheiro adicional, frequentemente chamado de “14º salário”.
Agora que você possui acesso ao seu PIS/PASEP, é o momento de planejar estratégias inteligentes para esse dinheiro adicional, frequentemente chamado de “14º salário”. Com um valor que pode atingir R$ 1.518, este benefício oferece diversas possibilidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trabalhadores do setor privado recebem o PIS por meio da Caixa Econômica Federal, enquanto servidores públicos retirem o PASEP através do Banco do Brasil.
Para obter o benefício na agência, é necessário apresentar um documento oficial com foto e o número do PIS/PASEP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Caixa oferece saques em casas de loteria e terminais de autoatendimento por meio do Cartão Cidadão, além do atendimento presencial nas agências.
O Banco do Brasil disponibiliza, por exemplo, o aplicativo BB para realizar transferências para outras contas ou saques em caixas eletrônicos.
Pagar ou diminuir suas dívidas é uma maneira eficiente de aproveitar o PIS/PASEP. Os juros de cartões de crédito e empréstimos podem ser complexos, portanto, concentrar-se em quitar essas dívidas pode proporcionar alívio ao seu orçamento a longo prazo. Eliminar dívidas possibilita um planejamento financeiro mais transparente.
Construir ou aumentar sua reserva de emergência é outra alternativa valiosa. Dispor de um fundo para imprevistos auxilia na prevenção de novas dívidas. Avalie a aplicação do valor recebido em uma poupança ou em investimentos de baixo risco que permitam saques rápidos quando for necessário.
A capacitação pessoal pode resultar em lucros significativos no futuro. O uso de uma parcela do PIS/PASEP em cursos de qualificação ou especialização não apenas eleva suas chances de obter melhores posições no mercado de trabalho, mas também impulsiona seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Planejar o uso do PIS/PASEP pode gerar inúmeros benefícios financeiros. Essas sugestões funcionam como um ponto de partida para decisões mais assertivas, assegurando que o seu 14º salário contribua de forma relevante para a sua situação financeira.
Fonte por: FDR
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.