Investigação de Vladimir Kramnik por Assédio Moral
O ex-campeão mundial de xadrez, Vladimir Kramnik, está sob investigação por assédio moral após a morte do jogador Daniel Naroditsky, conforme anunciou a FIDE, a principal entidade do xadrez mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Naroditsky, um grande mestre americano que ganhou muitos seguidores online com suas transmissões e aulas, faleceu inesperadamente aos 29 anos. A família divulgou a notícia através do Charlotte Chess Center na segunda-feira (20), mas a causa da morte não foi informada.
Acusações e Reações
Kramnik, que foi campeão mundial de xadrez entre 2000 e 2007, havia acusado Naroditsky repetidamente de trapacear em partidas online. Naroditsky negou as alegações e, em sua última transmissão na Twitch, comentou sobre o impacto negativo que a campanha de Kramnik teve em sua saúde mental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele afirmou: “O problema é que, desde o incidente com Kramnik, sinto que se começo a me sair bem, as pessoas assumem as piores intenções.” Naroditsky também destacou o efeito duradouro das acusações sobre ele.
Posição de Kramnik e FIDE
Kramnik negou qualquer irregularidade e expressou, em uma postagem na rede social X, seu desejo de que a “verdade real sobre as circunstâncias e causa desta tragédia seja revelada.”
LEIA TAMBÉM!
Em entrevista ao programa “The Lead” da CNN, o presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich, classificou as acusações de Kramnik como “imprudentes e infundadas.” Kramnik, ao ser contatado pela CNN Sports, referiu-se à investigação da FIDE como “insultuosa” e “injusta.”
Reações da Comunidade do Xadrez
Segundo a Associated Press, Kramnik fez suas primeiras acusações contra Naroditsky em outubro do ano passado, sem apresentar provas concretas. Após a morte de Naroditsky, outros jogadores se manifestaram contra Kramnik.
O pentacampeão mundial Magnus Carlsen considerou a conduta de Kramnik “horrível”, enquanto Hikaru Nakamura, o número 2 do mundo, descreveu a campanha contra supostas trapaças como “absurda” e “insana.”
