Viridis Mining e Meteoric Resources recebem licença para mineração de terras raras em Minas Gerais!

Mineradoras australianas Viridis Mining and Minerals e Meteoric Resources conquistam licença prévia para projetos de terras raras em Minas Gerais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Licença Prévia para Projetos de Mineração de Terras Raras em Minas Gerais

Na tarde desta sexta-feira (19), as mineradoras australianas Viridis Mining and Minerals e Meteoric Resources receberam a licença prévia para prosseguir com seus projetos de mineração de terras raras no Sul de Minas Gerais, nas cidades de Poços de Caldas e Caldas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aprovação foi unânime.

A decisão foi tomada pela CMI (Comissão de Atividades Minerárias) do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental), em uma reunião que durou mais de sete horas. Inicialmente, os projetos estavam programados para serem discutidos em novembro, mas foram retirados da pauta devido à solicitação de mais informações por parte de órgãos, incluindo o MPF (Ministério Público Federal).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes dos Projetos

O projeto da Viridis, denominado Colossus, abrange uma área de 228,62 quilômetros quadrados em Poços de Caldas, destinada à extração de argilas de adsorção iônica para a produção de terras raras. Esses elementos químicos são essenciais para diversas tecnologias, como veículos elétricos, turbinas eólicas e smartphones.

Por sua vez, o projeto da Meteoric é conhecido como Caldeira. Após a aprovação, a Viridis declarou que continuará a fornecer todas as informações necessárias para garantir o acompanhamento adequado das próximas etapas do licenciamento ambiental, incluindo a elaboração dos projetos executivos e a implementação de programas de controle ambiental.

LEIA TAMBÉM!

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Sair da versão mobile