Viradouro É Campeã do Carnaval 2026! Mestre Ciça e Juliana Paes Brilham no Rio!

Viradouro é campeã do Carnaval 2026! Escola de São Gonçalo encanta e homenageia Mestre Ciça e rainha Juliana Paes. Portela é rebaixada!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Viradouro É a Grande Campeã do Carnaval Carioca em 2026

A Viradouro, escola de São Gonçalo, conquistou o título de campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O resultado veio com uma forte homenagem a Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, que lidera a bateria da escola desde 2019 e já havia passado anteriormente pela agremiação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A volta da atriz Juliana Paes como rainha também marcou o ano para a escola.

Com essa vitória, a Viradouro garante o direito de desfilar novamente no tradicional Sábado das Campeãs. A escola, conhecida por suas cores vermelhas e brancas, busca consolidar sua posição entre as principais escolas de samba do estado. A celebração da comunidade de São Gonçalo é grande com este resultado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rebaixamento da Portela

Enquanto a Portela, que homenageou o presidente do PT, terminou em 12º lugar e foi rebaixada nesta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026. A escola carioca voltará a disputar a Série Ouro em 2027, buscando se recuperar e retornar à Série Especial.

Processo de Apuração

A apuração do carnaval 2026 ocorreu na Praça da Apoteose, a partir das 16h, na quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026. As 12 escolas do Grupo Especial foram avaliadas com base em nove quesitos distintos, incluindo Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, além do Samba-enredo.

LEIA TAMBÉM!

Cada quesito foi julgado por quatro jurados, e a menor nota de cada categoria foi automaticamente excluída do cálculo final.

Além dos critérios de avaliação, as escolas podem ser penalizadas por irregularidades como cronometragem (tempo excessivo ou insuficiente para cruzar a Sapucaí), concentração (estourar o tempo do “esquenta”), dispersão (dificuldade em retirar os carros de comissão), descumprimento das normas da Liesa, e por não cumprirem as obrigações previstas no regulamento do carnaval.

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Sair da versão mobile