Violência Digital Atinge 8,8 Milhões de Mulheres no Brasil em 2025, Revela Pesquisa
Violência digital atinge 8,8 milhões de mulheres no Brasil, revelam dados alarmantes da Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher de 2025.
Violência Digital Afeta 8,8 Milhões de Mulheres no Brasil
Um total de 8,8 milhões de brasileiras, o que representa 1 em cada 10 mulheres com 16 anos ou mais, enfrentou algum tipo de violência digital nos últimos 12 meses. A maioria dos casos envolve o envio frequente de mensagens ofensivas e ameaçadoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses dados são parte da Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher, realizada pelo DataSenado em colaboração com o Observatório da Mulher.
Na 11ª edição do levantamento, que monitora a percepção das mulheres sobre violência doméstica e familiar há 20 anos, foram entrevistadas 21.641 mulheres em todos os estados e no Distrito Federal, entre maio e julho de 2025. A pesquisa apresenta uma margem de erro de 0,69 ponto percentual, para mais ou para menos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Índices de Violência Digital
As participantes foram questionadas sobre a vivência de uma ou mais de 19 situações de violência nos últimos 12 meses. Dentre essas, 13 referem-se à violência geral e 6 à violência digital. No total, 33% das entrevistadas relataram ter passado por pelo menos uma dessas situações.
As formas de violência digital identificadas incluem insultos, humilhações, acusações falsas e ameaças. Contudo, a definição de violência digital abrange muito mais. A lei nº 12.737/2012, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, alterou o código penal brasileiro para incluir o crime de invasão de dispositivos eletrônicos, após um caso de hackers que invadiram o computador de uma atriz e roubaram fotos íntimas.
Leia também:
Fraudes Digitais Atingem 51% dos Brasileiros, Revela Estudo da BioCatch sobre Golpes Alarmantes
Pesquisa revela alarmantes desafios de saúde entre policiais penais no Brasil, aponta estudo inédito
Deputado Pede STF a Analisar Caso Lulinha e Transferências de R$ 25 Milhões
Tipos de Crimes Digitais e Como Denunciar
Além disso, outra legislação foi promulgada para garantir que os Estados mantenham delegacias especializadas no combate a crimes digitais. Entre os crimes mais comuns estão:
- Invasão de contas em redes sociais;
- Golpes com boletos falsos e sites fraudulentos;
- Extorsão com vídeos íntimos;
- Divulgação de imagens íntimas sem consentimento;
- Injúria pela internet;
- Mensagens ofensivas;
- Estelionato digital.
Mulheres que sofrerem violência digital podem registrar ocorrências em delegacias especializadas de atendimento à mulher, em delegacias comuns ou pela Delegacia Virtual, que recebe denúncias de crimes cibernéticos. Também é possível buscar orientação pelo Ligue 180, disponível diariamente e gratuitamente, além do Disque 100.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












