Vini dos Santos pode ter quebrado recorde de maior onda surfada com 30 metros em Nazaré!
Vini dos Santos surfa uma onda impressionante de 30 metros, superando o atual recorde do Guinness de 26 metros, também em Nazaré.
Vini dos Santos pode ter estabelecido novo recorde de maior onda surfada
Um estudo recente indicou que o brasileiro Vini dos Santos, especialista em ondas gigantes, pode ter superado o recorde da maior onda já surfada. A manobra ocorreu em Nazaré, Portugal, no dia 25 de fevereiro de 2022. A medição foi conduzida pelo oceanógrafo doutor Douglas Nemes, que acredita que a onda de Vini pode ter ultrapassado os 100 pés, aproximadamente 30,5 metros.
Nemes é o mesmo cientista que validou a onda de Lucas Chumbo na Laje da Jaguaruna como a maior já surfada no Brasil. O novo estudo foi apresentado no International Workshop on Waves, Storm Surges & Coastal Hazards, realizado na Universidade de Cantábria, na Espanha, e foi avaliado por um painel de especialistas. O recorde mundial oficial, reconhecido pelo Guinness, é de 26,21 metros (86 pés), estabelecido pelo surfista alemão Sebastian Steudtner em Nazaré, em outubro de 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reconhecimento do estudo
A aceitação do estudo para publicação é um marco importante para a técnica desenvolvida na academia, com grande relevância tanto para a comunidade científica quanto para Vini dos Santos, que pode ter surfado uma das maiores ondas do mundo. Vini, de 35 anos, é amigo de Nemes e revelou que uma foto tirada durante a onda despertou o interesse do oceanógrafo.
Leia também:

Calderano e Takahashi confirmam favoritismo e conquistam título no Pan-Americano

Indonésia impede israelenses de competir no Mundial de ginástica; Israel recorre ao CAS

Kings League lança temporada global e Kings Cup; saiba mais
Método de medição de Douglas Nemes
Douglas Nemes detalhou como sua equipe mede ondas grandes, utilizando uma metodologia que vem sendo aprimorada há 20 anos. “O método utiliza instrumentação oceanográfica, com equipamentos posicionados na área de impacto das ondas, além de medições topográficas, incluindo GPS fixado nos surfistas”, explicou.
Para desenvolver o método completo, mais de 5 mil ondas foram analisadas até chegar à versão final atualmente utilizada para avaliar a altura das ondas. O processo envolve cálculos complexos e análises, cuja evolução foi documentada em artigos acadêmicos, segundo Nemes.
Reconhecimento pelo Guinness
No caso de Vini dos Santos, a responsabilidade agora recai sobre os avaliadores finais. A World Surf League (WSL), que criou um método científico para medir ondas grandes, transferiu a responsabilidade para o Guinness World Records. Existem diversos métodos para medir ondas gigantes no surfe.
O atual recordista mundial do Guinness, junto com seu patrocinador, desenvolveu um drone especial que determina a altura das ondas de maneira rápida e precisa. Além disso, há um debate sobre a necessidade de os surfistas completarem a descida até o fundo da onda para que a manobra seja considerada válida. Devido à complexidade das variáveis envolvidas nas medições, sempre há um grau de subjetividade e margem de erro, conforme apontado por especialistas na área.
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.